A primeira vez que se viaja para Orlando é muito, muito especial.
Embora todos nós busquemos informações para conhecer melhor como é Orlando, e mais especificamente, os seus parques – que constituem o principal motivo de irmos para lá – aquela cidade sempre vai nos surpreender e superar todas as nossas expectativas.
Não há nada que se compare à primeira vez que entramos num dos parques e temos a exata noção do que é aquilo.
Aquele famoso Castelo que tanto vimos na abertura dos desenhos da Disney ou em revistas de viagens, de repente está lá, bem na nossa frente.
As pernas ficam bambas, o coração bate mais rápido, os olhos ficam úmidos e uma sensação de absoluto encantamento e pura alegria nos atinge em cheio.
A sensação é de que ele sempre esteve lá nos esperando, e que temos com ele uma enorme cumplicidade, afinal, era lá que durante muito tempo moravam todos os nossos sonhos.
Não será diferente se você começar sua aventura pelo Epcot, pois depois de passar pelo portal de entrada e seguir pelo caminho até o estacionamento… você vai se deparar com a imponência da Spaceship Earth, a enorme esfera prateada, símbolo do parque. É de arrepiar o coração.
Não importa qual o parque que você decidiu visitar primeiro, seja da Disney, da Universal, ou outro parque qualquer, invariavelmente o pensamento que virá à sua mente é… ”Eu estou aqui!”
E isso é só o começo de um amor que não vai te largar mais, e vai fazer você querer voltar sempre. E sem exageros, é um amor do tipo “até que a morte nos separe”.
Quando a gente decide viajar para Orlando e é a nossa primeira vez, toda uma série de dúvidas nos assalta, que roupas levar, o que esperar na Imigração, quanto de gorjeta devemos dar no hotel, e por aí vai.
Para quem está indo pela primeira vez para a Terra Mágica, esta série de artigos que se inicia agora foi feita para vocês.
Vamos compartilhar com vocês um pouco daquilo que nós também aprendemos com outras pessoas, ou que é fruto de nossa própria descoberta e experiência de tantas viagens que fizemos até onde mora o Mickey.
Nós vamos partir do princípio de que você já tem o passaporte e o visto válido.
Se ainda não tem, para o passaporte consulte o site da Polícia Federal – link.
Para o visto visite a página de serviços de onformações sobre visto da embaixada dos Estados Unidos – link).
Ressaltamos que o passaporte deve ter validade igual ou superior a 6 meses da data do seu embarque.
Vamos começar a discorrer sobre vários assuntos divididos em tópicos para facilitar a consulta:
FAZENDO AS MALAS
O que levar: lembre-se é você quem vai viajar e não o seu guarda-roupa. Portanto faça uma mala enxuta, pois certamente você vai querer ter muito espaço disponível para acomodar aquele montão de coisas legais que vai comprar por lá.
Assim por exemplo, para uma viagem de 7 dias, em época de calor, sugerimos 3 bermudas para a semana, e uma camiseta e uma meia de algodão para cada dia de estadia, não se esqueça de levar um maiô, pois mesmo que você não esteja planejando ir a um parque aquático, a piscina do hotel costuma ser muito convidativa. Fora isso, uma calça jeans confortável e uma blusa de moletom, de preferência com capuz, para um dia mais fresquinho.
Se você for em época de frio, além das camisetas e das meias uma para cada dia, leve dois jeans e duas calças de moletom, mas sempre deixe uma bermuda na mala, pois mesmo no inverno, é comum acontecer de ter dias quentes.
Não se esqueça de levar um gorro e um par de luvas, principalmente para as crianças, e a blusa de moletom com capuz, pois ao anoitecer o vento costuma ser gelado, e o trajeto com o trenzinho até o estacionamento é totalmente descampado, então a sensação de frio é ainda maior. Veja as temperaturas médias de Orlando clicando aqui.
O tênis ainda é o melhor calçado para se usar no parque, portanto, leve um muito confortável, pois tudo o que você vai fazer lá é andar muito.
Caso prefira, pode levar uma sandália, daquelas hiper confortáveis e levinhas (nada de salto). Aliás, um chinelo tipo havaianas é sempre bom ter na mala, pois para andar no banheiro do hotel, ou mesmo para ir a piscina é ótimo.
Fora isso, se você pretende jantar em algum lugar legal ou assistir algum show, leve um jeans transado, ou uma peça coringa, como uma calça preta para as mulheres, e uma calça social para os homens, com uma camisa/blusa legal, e um bom par de sapatos.
Não deixe de colocar em sua mala um boné, sua nécessaire com artigos de uso pessoal (shampoo, desodorante, escova de dente, maquiagem, etc.), seus remédios costumeiros e aqueles para alguma emergência, principalmente se você estiver viajando com crianças, pois lá, os remédios mais específicos, como os antibióticos, só são vendidos com receita médica.
A maioria dos hotéis tem secadores de cabelo, portanto, não há necessidade de levar o seu, até porque a tomada americana é diferente da nossa – os pinos são chatos, sendo um maior que o outro.
Caso você queira levar algum aparelho eletrônico, como barbeador elétrico, chapinha, etc., saiba que é conveniente levar daqui um adaptador de tomada.
Na dúvida cheque o site do hotel, esse tipo de informação costuma constar.
BAGAGEM DE MÃO – O QUE LEVAR E O QUE NÃO LEVAR
Hoje vigora a proibição de levar frascos grandes de líquidos na bagagem de mão.
Na mala de mão somente se pode levar pequenos frascos ou embalagens com até 100 ml de líquidos ou cremes, que devem ser transportados dentro de um saquinho Ziploc – aquele que tem um fecho hermético e que são vendidos na maioria dos supermercados por aqui.
Não pode ser maior do que 20 x 20 cm de tamanho, sendo permitido apenas um saquinho por passageiro.
Nesse saquinho leve uma pastinha de dentes, um creminho para rosto e mãos, um perfuminho, se quiser um gloss, e qualquer outra coisa que julgue necessário, desde que o saquinho não fique super lotado.
Se você tem de tomar algum remédio à noite no avião ou pela manhã antes de aterrissar, leve com você somente o comprimido que vai tomar, não precisa levar a caixa inteira (coloque a caixa na mala despachada).
Se precisar levar remédios líquidos, tais como insulina, você terá de levar junto com o remédio uma receita médica, em inglês, comprovando a necessidade do uso do medicamento, além da quantidade e da freqüência que a medicação deverá ser administrada durante o vôo, isso vai facilitar a passagem na Alfândega, e evitar que você corra o risco de não conseguir embarcar com o medicamento.
Não se esqueça que não é permitido levar na bagagem de mão nenhum objeto pontiagudo (tesoura, cortador de unha, gilete, etc.), nem itens inflamáveis.
Para os homens é permitido levar um barbeador daqueles descartáveis, caso queira fazer a barba pela manhã no avião.
Ressaltamos que os frascos normais de perfumes, shampoos, cremes, pastas, etc.. vão na mala despachada.
Qualquer dúvida é só consultar o site da TSA – Transportation Security Administration – clique aqui.
IDENTIFICAÇÃO DE MALAS
Sempre identifique sua mala, seja com fitas adesivas coloridas, seja amarrando um lenço, ou de qualquer outra forma que chame a bem a atenção. Isso facilita a vida na hora de localizar sua bagagem na esteira do aeroporto, afinal há centenas de malas pretas, pratas, marrons, beges, praticamente idênticas as suas…
Cadeados, somente o do tipo TSA, que é aquele sem chave, com segredo, que a Segurança dos aeroportos é capaz de abrir, sem danificar sua mala. São fáceis de identificar, pois têm um losango vermelho como símbolo. Em lojas de malas você os encontra.
Você até pode colocar outro tipo de cadeado, mas se alguma coisa chamar a atenção da Segurança eles vão abrir sua mala de qualquer jeito, o que pode estourar o zíper ou mesmo rasgar a lona.
Se você preferir pode colocar também aqueles lacres de plástico, pois estes podem ser facilmente cortados pelo pessoal da Segurança, neste caso não se esqueça de comprar uma tesourinha antes de chegar no hotel, pois é impossível cortá-los usando somente as mãos.
Se você quiser colocar etiquetas de identificação com motivos da Disney, entre neste link, existem diversos modelos lindinhos para imprimir e é de graça.
No próximo artigo continuaremos a falar sobre outros tópicos importantes para sua viagem.
Se tiver alguma dúvida sobre os itens acima, ou se precisar de alguma informação extra, entre em contato conosco pelo tópico do fórum “Contato – Colunistas do VPO” – link, e teremos o maior prazer em ajudar naquilo que estiver ao nosso alcance.
Links relacionados no VPO:
– Fórum – Planejamento
– Fórum – Planejamento – Preparação
– Passaporte
– Fórum – Passaporte
– Visto
– Fórum – Visto
– Fórum – Visto – Formulário DS-156
– Fórum – Visto – Formulário DS-157
– Fórum – Bagagem – Alimentos
– Fórum – Bagagem – Cadeados e Lacres
– Fórum – Bagagem – Limite – Peso
– Fórum – Bagagem – Remédios
– Fórum – Embarque – Desembarque – Imigração
– Fórum – Aeroporto – Segurança