No nosso último artigo, abordamos os tópicos “Fazendo as Malas”, “Bagagem de Mão”, e “Identificação de Malas”.
Muito bem, você já está de malas prontas, então vamos falar sobre…
O DIA DA VIAGEM
COM QUE ROUPA VIAJAR
Escolha uma roupa legal para se apresentar bem na Imigração, e ao mesmo tempo bem confortável, para enfrentar as várias horas dentro do avião.
Leve sempre um casaco, pois o ar condicionado no avião é sempre mais frio, principalmente durante a noite.
Use sapatos fáceis de tirar e vestir porque na hora de passar pela segurança do aeroporto, vai ser necessário tirá-los.
Evite sapatos apertados, pois os pés costumam inchar durante o vôo. Para isso, viaje com meias elásticas de compressão (aquelas do tipo Kendall), pois descansam bastante os pés e evitam que eles inchem.
Evite viajar com roupas com apliques em metais para não fazer disparar o alarme na hora de passar no raio X da Alfândega (tanto da ida como da volta).
AO CHEGAR NO AEROPORTO
Como se trata de vôo internacional é necessário chegar no aeroporto com 3 horas de antecedência, assim você pode fazer com tranqüilidade todos os procedimentos de check-in na companhia aérea, bem como os procedimentos de alfândega.
Se estiver levando com você bens de valor elevado tais como notebook, filmadora, etc. convém fazer a DST – Declaração de Saída Temporária de Bens.
Para tanto, no aeroporto você tem que se dirigir à fiscalização aduaneira, setor de BENS A DECLARAR, para registrar a saída dos bens, mediante o preenchimento do formulário DST (foto abaixo), no qual vai constar os detalhes do bem que você está levando. Assim, você não corre o risco de ter que pagar qualquer tributo em cima de um bem que já era seu, quando retornar ao Brasil.
A DST é válida para todas as vezes que você viajar levando aquele mesmo bem, não havendo necessidade de se preencher uma nova declaração cada vez que for viajar.
O formulário da DST pode ser obtido pela internet (Anexo III da IN SRF no 120/98 – link).
NO AVIÃO
As horas dentro do avião costumam demorar a passar, mas procure o que fazer, assista filmes, leia um livro, durma, faça palavras cruzadas, porém para a sua segurança e dos demais passageiros, permaneça sentado e com o cinto afivelado.
Levante-se apenas para ir ao banheiro ou para dar uma boa esticada nas pernas.
Durante o vôo você vai receber dos comissários dois formulários para serem preenchidos: um branco (o I-94) e um azul. O branco é o da Imigração e o azul é o da Alfândega. Vide fotos abaixo (pode acontecer de os formulários virem escritos em inglês).
Para preenchê-los você vai precisar de dados do seu passaporte e do voucher do seu hotel.
Para não ter que ficar descendo a bagagem de mão que já está acomodada no maleiro acima de sua poltrona, facilite a vida e, antes de sair de casa, anote num papel os dados de que vai precisar, são eles: Nome, data de nascimento, nome da companhia aérea e número do vôo, local e data da emissão do visto, nome e endereço do hotel em que ficará em Orlando. Assim, ficará muito mais fácil preencher os referidos documentos, sem ter que ficar folheando passaporte e voucher.
No formulário azul, além de preencher seus dados pessoais, há perguntas do tipo sim ou não, sobre se está trazendo sementes, frutas, insetos, etc… E também se você está trazendo uma quantia superior a U$10 mil dólares ou o equivalente em moeda estrangeira. Seja sincero quanto a esta pergunta, pois não é proibido levar dinheiro nessa quantia, mas deve ser informado.
O formulário branco (chamado I-94) deve ser preenchido um para cada pessoa.
O formulário azul é um por família ou um por casal casado. Se você estiver viajando com amigos ou namorado(a), é um por pessoa.
No próximo artigo estaremos abordando os assuntos referentes à sua chegada aos EUA, “Passando pela Imigração”, pela “Alfândega”, bem como sobre os “Procedimentos de Segurança”.
Até lá!!!
Links relacionados no VPO:
– Fórum de Discussão – Embarque – Declaração de Bens
– Fórum de Discussão – Embarque – Desembarque – Formulário I-94