Alô Mickeyros!!!
Dando seguimento às dicas para os viajantes que vão pela primeira vez para Orlando, vamos falar sobre os diversos aspectos que envolvem o seu transporte por lá, e vamos começar com o…
Aluguel de Carro
Orlando é uma cidade grande e plana, e quase tudo fica a distâncias consideráveis, o que exige que você se locomova utilizando um meio de transporte.
Exceto pela região da International Drive e imediações, que são vias bonitas, ajardinadas e repletas de lojas, restaurantes e hotéis, não é muito comum se andar a pé pela cidade, pelo menos não na parte turística.
A cidade é muito bem sinalizada, a gasolina é barata e os táxis são caros, então alugar um carro é uma ótima alternativa, até porque te dá total liberdade e autonomia.
Para isso você vai precisar da sua carteira de habilitação brasileira e do passaporte.
Há certa polêmica sobre a necessidade de se tirar ou não a PID – Permissão Internacional para Dirigir. Há informações em diversos sites sobre a necessidade de tirar a PID quando a carteira de habilitação não está escrita em inglês.
Porém, somadas as nossas experiências, já são quase quarenta vezes que viajamos para Orlando e alugamos carro, e jamais nos pediram tal documento.
Portanto, até o momento, sugerimos que leve apenas sua carteira de motorista, que deverá estar válida por todo o período em que durar a sua viagem.
É fundamental ter um cartão de crédito internacional, caso contrário, você terá que deixar um depósito em dinheiro como garantia, mesmo assim algumas locadoras não permitem o aluguel se você não tiver um cartão de crédito.
A idade mínima permitida para alugar um carro é de 21 anos, entretanto, algumas locadoras cobram uma taxa adicional para motoristas com idade inferior ou igual a 25 anos.
Também pode acontecer de ser cobrado um valor extra para o motorista adicional, ou seja, se você quiser que mais de uma pessoa possa dirigir o automóvel.
Atenção: Saiba que crianças até 4 anos de idade devem estar acomodadas em cadeirinhas próprias, que podem ser alugadas no momento da locação do seu carro.
É muito mais fácil já alugar o carro direto aqui do Brasil, assim você vai ter mais tempo para escolher e verificar cada detalhe.
Você pode retirar o seu carro direto no Aeroporto Internacional de Orlando, pois as locadoras mais conhecidas como Alamo, Budget, National, Avis, Dollar, estão localizadas no próprio aeroporto.
Os guichês para fazer o check-in estão localizados no Level 1 do aeroporto, andar inferior àquele onde estão localizadas as esteiras que retiramos a bagagem (Baggage Claim), e para ir para as garagens onde estão estacionados os carros, basta sair pela porta de vidro e atravessar a rua.
Porém, há outras locadoras que não ficam no aeroporto, como é o caso da Hertz. Se este for o seu caso, você terá que sair pela porta de vidro deste mesmo piso, e se dirigir até onde fica estacionado o shuttle (ônibus) da locadora que é facilmente identificável.
Apresente seu voucher ao motorista, e você será levado até a sede da locadora onde fará seu check-in e retirará seu carro.
Anote: É bom saber também que a Alamo/National tem duas lojas dentro da Disney, uma pertinho do Magic Kingdom, chamado Car Care Center, e outra no Hotel Dolphin, na região do Epcot.
Nas locadoras em geral há várias categorias de carros para alugar, como econômicos, médios, SUVs, mini-vans, etc. e algumas locadoras trabalham da seguinte maneira: você aluga um carro previamente aqui do Brasil, uma SUV, por exemplo.
Chegando lá, após fazer seu check-in na locadora, você se dirigirá até a garagem, e procurará pelo corredor onde estarão estacionados os SUV.
Você terá a liberdade de escolher dentre todos os modelos e cores de SUVs que lá estiverem qual o que mais lhe agrada.
Aí é só colocar as malas e sair com o carro, parando apenas na cabine localizada na saída da garagem, para exibir os documentos de locação e para que o funcionário faça as anotações devidas.
Outras locadoras trabalham de forma diferente: vamos supor que você fez a reserva de um carro econômico, por exemplo. Quando fizer o check-in o funcionário já definirá qual será o seu carro. Aí você se dirige até o corredor e vaga indicada e toma posse daquele carro.
De qualquer forma, no momento de reservar o seu carro, você tem que levar em consideração alguns fatores, como a capacidade de veículo, pois o número de pessoas do seu grupo não pode exceder a capacidade permitida em cada modelo.
Também o tamanho do porta-malas deve ser considerado, afinal durante a viagem as malas vão se multiplicando e no momento da partida… é aquele sufoco!!! E não é aconselhável colocar as malas excedentes sobre os bancos.
Se você é um daqueles apaixonados por automóveis e conta com uma folguinha no orçamento, essa é a hora de aproveitar para realizar um sonho e se esbaldar.
As locadoras normalmente têm uma boa variedade dos chamados “cool cars”, que são aqueles modelos mais desejados, sejam eles esportivos, conversíveis, luxuosos ou até mesmo uma Hummer se você quiser, porém verifique os modelos disponíveis em cada locadora, pois a disponibilidade costuma ser diferente em cada empresa.
Faça sempre o seguro do carro, preferencialmente, opte pela cobertura “all inclusive”, embora mais cara, é a mais completa e, portanto, a melhor opção, além de englobar o LDW/CDW (que te isenta de responsabilidade por perdas ou danos ao veículo) e do EP/LIS (cobertura de danos contra terceiros), ela ainda tem incluído as taxas, os impostos e a quilometragem livre, com tudo isso você terá muito mais segurança e conforto na sua viagem.
Verifique também se no tipo de locação contratada, você tem que devolver o carro com o tanque cheio ou vazio.
Alerta: Se você se comprometeu em devolver o carro com o tanque cheio, faça-o, pois, caso contrário a locadora cobrará um preço bem mais alto pelo galão de gasolina do que aquele que você pagaria no posto.
Para abastecer o carro, saiba que a maioria dos postos é do sistema self-service, ou seja, você mesmo é quem abastece.
Para não pagar nenhum mico na hora de abastecer o veículo, recomendamos a leitura impressão da ótima explicação do nosso amigo, Antonio Crescenti, em sua coluna “Vivendo na Florida” (clique aqui).
Outra boa providência a ser tomada é alugar junto com o carro, um GPS. Custa barato e vai te ajudar muito a se orientar na cidade. Na maioria dos aparelhos, é possível configurá-los para que eles “falem” em português, e operá-los costuma ser simples e intuitivo.
Alugando um GPS você terá um “amigo” viajando com você, então lhe dê um nome!
Atenção: Muitos aparelhos de GPS não fazem pesquisa de endereço com o carro em movimento, o endereço a ser localizado tem que ser digitado com o carro parado.
A grande maioria dos carros disponíveis nas locadoras (para não dizer a totalidade) é de carros automáticos.
Se você nunca dirigiu um carro assim é muito simples, não tem embreagem, então esqueça a perna esquerda.
Quanto às marchas é só seguir as letras: quando você quiser estacionar coloque no P (parar); quando for andar coloque no D (dirigir); quando quiser dar a ré ponha no R (ré); e quando quiser colocar no ponto morto é só colocar no N (neutro).
Ao tomar posse do carro, ainda na locadora, perca alguns minutos para se familiarizar com os comandos do veículo e suas disposições no painel, idem com o GPS se estiver disponível.
Este procedimento de verificação preliminar do carro ajuda muito, uma vez que você estará entrando num sistema viário diferente e que irá requerer sua atenção e os comandos serão uma preocupação a menos.
Devolução do Carro:
O momento da devolução do veículo é muito tranqüilo e rápido.
Caso a locadora esteja localizada no aeroporto e você alugou o carro até o último dia de sua viagem, basta se dirigir para lá no dia do seu retorno ao Brasil, ficando atento primeiro às placas que indicam a sua companhia aérea, e depois às placas de “Car Return” (Devolução de Carro).
Em seguida, entre na garagem da sua locadora, e facilmente você verá a área de devolução.
Normalmente a área está bem sinalizada e há funcionários prontos para receber os carros.
Você só tem que entregar as chaves, e após uma rápida verificação de quilometragem, tanque, e outros itens, você está liberado, então é só retirar as malas e seguir para seu check-in na sua companhia aérea.
Se sua locadora não tem a garagem localizada no aeroporto, você deverá se dirigir até a respectiva agência (a mesma onde retirou seu veículo), entregar o carro, e pegar um ônibus da própria locadora que o levará gratuitamente para o aeroporto.
No dia de retornar ao Brasil, faça a devolução de seu carro com folga de horário, para que possa fazer seu check-in na companhia aérea com tranqüilidade.
Bem, estas são as informações básicas que você deve ter ao alugar um carro.
Mas, não para por aí, há outros assuntos importantes que você, motorista Mickeyro, deve saber, então, no próximo artigo vamos contar um pouco sobre como é dirigir em Orlando. Até lá!!!!
Nota: Até abril de 2010 a Hertz mudará sua garagem para o Aeroporto Internacional de Orlando.