Fonte: SeaWorld Rescue
Minutos antes da soltura, tartaruga surpreende a equipe de veterinários com quatro ovos
Orlando – FL (Agosto de 2013) – Uma tartaruga-verde com mais de 150 quilos foi devolvida às águas de Cocoa Beach, na Flórida, pela equipe de Animal Rescue do SeaWorld Orlando. A tartaruga passou por uma reabilitação no parque após ser resgatada pelo Grupo de Pesquisa de Tartarugas Marinhas da Universidade do Centro da Flórida. O grupo a encontrou em Cocoa Beach em estado apático, após o período de nidificação. Com suspeita de paralisia nas nadadeiras traseiras, o grupo percebeu que o animal precisava de atendimento veterinário.
Quando chegou ao parque, exames de sangue e radiografias foram feitos para determinar o motivo do sofrimento do animal. Os resultados dos testes informaram que ela estava saudável e aos poucos começou a recuperar a força. Pouco tempo depois, a tartaruga foi liberada pela equipe de veterinários para retornar à vida selvagem.
A grande surpresa aconteceu no momento da soltura. Minutos antes de colocá-la no veículo, a tartaruga começou a botar ovos. A equipe teve de agir rapidamente para recolher os ovos – que foram transportados em um recipiente com areia úmida.
Após a chegada ao parque Lori Wilson, os ovos foram enterrados em uma área demarcada pelo consultor ambiental Don George, da Geomar, que é licenciada para armazenar ovos de tartarugas marinhas pela Comissão para Conservação da Vida Selvagem da Flórida. Os ovos ficaram localizados a poucos metros do local onde a tartaruga foi solta.
Juntamente com o governo e outras organizações, o SeaWorld Parks & Entertainment opera um dos programas de resgate e reabilitação mais respeitados do planeta, que recupera animais em situações de risco com o objetivo de devolvê-los à vida selvagem. Nas últimas quatro décadas, o SeaWorld resgatou mais de 22 mil animais doentes, feridos ou abandonados.
Somente neste ano, a companhia já resgatou 51 tartarugas marinhas e 43 obtiveram alta para retornar ao oceano. A tartaruga-verde é uma espécie marinha ameaçada de extinção que pode chegar a liberar cerca de 100 ovos por postura.