O Brasil foi incluído no programa “Global Entry” (GE) do serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (U.S. Customs and Border Protection – CBP) que facilita a entrada dos viajantes pré-aprovados e de baixo risco por meio de uma autorização rápida através de quiosques automáticos em aeroportos selecionados após a chegada aos Estados Unidos.
O programa permitirá que os brasileiros que se inscreverem e forem aprovados possam desembarcar nos aeroportos americanos que participam do Global Entry sem a necessidade de enfrentar longas filas para passarem pela alfândega, pois o acesso será simplificado. Todavia, importante frisar que o passaporte e o visto americano continuarão sendo exigidos para todos os brasileiros que viajam para os EUA.
O Global Entry abrange onze jurisdições e os interessados devem se inscrever pelo site do CBP (link) e aguardar aprovação após pagamento de inscrição, registro e avaliação prévia sendo que os brasileiros – com visto – devem desembolsar uma taxa de 100 dólares.
O governo brasileiro afirmou que o “trâmite simplificado para viajantes brasileiros nos EUA estimulará contatos empresariais, interação cooperativa e turismo, fortalecendo as relações entre os dois países” e que a implementação do programa foi coordenada pela Casa Civil da Presidência da República com o envolvimento dos Ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e Segurança Pública, da Economia, da Secretaria da Receita Federal e da Polícia Federal.
Fonte: Veja