Fonte: Busch Gardens Tampa Bay
Com 12 anos de idade, a mamãe gorila espera seu primeiro filhote
TAMPA, Flórida (16 de setembro de 2014) – Pele, uma gorila de 12 anos da espécie gorila-do-Ocidente está grávida do seu primeiro filhote. Com uma gestação de oito meses e meio, o nascimento do bebê-gorila está previsto para novembro deste ano.
Essa gravidez faz parte do Plano de Sobrevivência das Espécies (SSP, em inglês) – uma cooperação entre o Busch Gardens e a Associação de Zoológicos e Aquários (AZA, em inglês). A missão da SSP é gerenciar, de forma cooperativa e específica, as espécies ameaçadas de extinção em parceria com as instituições associadas à AZA. O gorila-do-Ocidente é uma espécie ameaçada de extinção.
A Pele chegou ao Busch Gardens em fevereiro de 2010, vinda do zoológico Gladys Porter em Borwnsville, no Texas. Rapidamente, ela se enturmou com os outros gorilas do parque, incluindo Bolingo, um dos machos que se apaixonou por ela. Nascido em novembro de 2005 no próprio parque, Bolingo foi o primeiro gorila a nascer no Busch Gardens Tampa, parte de um programa de reprodução de grande sucesso.
Tanto Pele e Bolingo quanto os outros gorilas do Busch Gardens Tampa podem ser vistos na área Myombe Reserve do parque. A mamãe gorila continuará na área para observação do público até dar à luz seu filhote.
Há dez anos, o Busch Gardens dá suporte ao Mbeli Bay, estudo sobre os gorilas-do-Ocidente na região remota do Parque Nacional Nouabale-Ndoki no norte do Congo, na África. O projeto é apoiado pelo Fundo de Conservação do SeaWorld & Busch Gardens. Coordenado pela Sociedade de Conservação da Vida Selvagem, o estudo tem como foco o comportamento social e ecológico dos gorilas-do-Ocidente, resultando em dados sobre essa espécie ameaçada de extinção.