No mundo dos parques temáticos, é comum que planos e projetos sejam anunciados com grande pompa, mas nem sempre essas ideias se concretizam. O EPCOT, parque icônico da Disney conhecido por sua visão futurista e cultural, não é exceção a essa regra. Ao longo dos anos, diversas atrações foram anunciadas para o parque, mas por uma série de razões, nunca foram construídas. Aqui estão algumas delas:
Mary Poppins – Pavilhão do Reino Unido
Em 2019, a Disney anunciou planos para adicionar um pavilhão dedicado a Mary Poppins no World Showcase, representando o Reino Unido. O projeto prometia uma experiência encantadora inspirada nos filmes clássicos da Disney, seria uma jornada que conduziria os visitantes a uma viagem no tempo até a Londres da década de 1930, onde passeariam pela Cherry Tree Lane, a rua onde morava a família Banks no número 17, entrariam na casa e se juntariam a Mary Poppins, Bert e as crianças em suas aventuras mágicas.
Segundo o que fora planejado, os visitantes teriam ainda a oportunidade de encontrar e interagir com seus personagens favoritos do filme, como Mary Poppins, Bert, Jane, Michael e até mesmo os pinguins animados.
Infelizmente, a experiência foi cancelada em 2020 e as razões para o cancelamento não foram totalmente explicadas, mas acredita-se que se relacionem com vários fatores, incluindo a pandemia global e a necessidade de reavaliar as prioridades do parque.
Reforma da Spaceship Earth
Também em 2019, a Disney chegou a anunciar no evento D23 uma grande reforma para a icônica atração Spaceship Earth do parque EPCOT, prometendo que a experiência seria totalmente renovada, com novas tecnologias e um foco no futuro da comunicação, e como conectar as pessoas para construir um futuro melhor.
Segundo o conceito apresentado a atração utilizaria tecnologias de última geração, como realidade virtual e aumentada, para transportar os visitantes em uma jornada imersiva e contaria com uma nova trilha sonora original.
Todavia, a reforma da Spaceship Earth foi cancelada em 2020 não sendo as razões do cancelamento explicadas pela Disney.
Mt. Fuji Roller Coaster – Pavilhão do Japão
Outra experiência que a Disney acalentou o desejo de construir, em algum momento entre 1982 e 2005, foi a Mt. Fuji Roller Coaster no Pavilhão do Japão, no parque EPCOT. A ideia seria construir uma montanha-russa interna bastante emocionante e imersiva, transportando os visitantes para o coração da cultura japonesa.
A atração contaria com uma réplica do Monte Fuji, o icônico vulcão japonês e apresentaria elementos da cultura e da história do país, proporcionando uma experiência emocionante e cheia de adrenalina para os visitantes.
Essa montanha-russa também nunca chegou a sair do papel e as razões para o cancelamento não são totalmente claras, mas imagina-se relacionadas a problemas técnicos, custos exorbitantes e mudanças nas prioridades do parque.
Rhine River Cruise – Pavilhão da Alemanha
Em 1982, a Disney apresentou ao mundo o parque EPCOT, totalmente dedicado à inovação e à celebração da cultura global e dentre as atrações originais do Pavilhão da Alemanha, estava o Rhine River Cruise, que apresentaria um cruzeiro tranquilo pelas paisagens bucólicas do rio Reno.
Em tal atração os visitantes embarcariam em um barco e navegariam por um canal artificial que recriava o rio Reno, com muitas réplicas fiéis de cidades e vilas alemãs ao longo do rio, proporcionando aos visitantes a sensação de estar viajando pela Europa. Além disso,, uma narração informativa acompanharia o cruzeiro, contando a história da região e seus habitantes ,com música folclórica alemã e outros elementos da sua cultura.
Essa atração também nunca chegou a ser construída e assim como ocorreu com a experiência Mt. Fuji Roller Coaster – Pavilhão do Japão, acredita-se que se deu por diversos fatores, como problemas técnicos, custos exorbitantes e mudanças nas prioridades do parque.
Desta forma, o Pavilhão da Alemanha continua sem uma atração principal além do Biergarten Restaurant.
Embora essas novas atrações e reformas tenham sido anunciadas e nunca concretizadas, isso não pode afetar os fãs do parque, uma vez que o EPCOT segue oferecendo uma variedade de experiências únicas e emocionantes para os visitantes. A Disney continua a explorar novas maneiras de atualizar e expandir o parque.