Como os astronautas dormem? É possível cozinhar na Estação Espacial Internacional (ISS)? E como funciona o banheiro no espaço? Essas e muitas outras questões são respondidas diariamente por veteranos de verdade durante um almoço no Complexo da NASA, localizado próximo à Orlando, na Flórida. Trata-se de uma atividade adicional ao ingresso que permite aos visitantes desfrutarem de comidas deliciosas enquanto aprendem mais sobre a vida fora da Terra!
O “Almoço com Astronauta” localiza-se adjacente à entrada do Bus Tour com iluminação temática, trilha sonora inédita e uma foto garantida no final do encontro. Os anfitriões incluem em suas palestras detalhes dos seus treinamentos, seus primeiros voos, suas experiências e seus sentimentos no espaço.
Há um calendário mensal no site do NASA Kennedy Space Center Visito Complex com os astronautas, confira os participantes de fevereiro:
- 07/02/2020 a 10/02/2020 — Astronauta Susan Kilrain
Susan é uma das únicas três mulheres que já pilotaram nave espacial na história da NASA! Ela mesma que pilotou suas duas missões de lançamento que renderam 20 dias no espaço. Formada em Engenharia Espacial pela Georgia Institute of Technology, foi piloto naval da Marinha e piloto de teste de uma escola de aviação, acumulando três mil horas de voos em 30 aeronaves. Atualmente, Susan está aposentada e viaja o mundo como palestrante motivacional.
Missões: STS-83 Columbia e STS-94 Columbia - 11/02/2020 a 14/02/2020 — Astronauta Bill McArthur
Bill ingressou na NASA em 1987 como engenheiro de testes de naves espaciais e em 1990 realizou sua primeira missão, onde a tripulação realizou experiências médicas para expandir o conhecimento da fisiologia humana e animal na Terra e no espaço. É um mestre aviador com mais de nove mil horas de voo em 41 aeronaves/naves espaciais diferentes.
Missões: STS-58 Columbia; STS-74 Atlantis; STS-92 Discovery; Soyuz TMA-7; Expedition 12 - 15/02/2020 a 18/02/2020 — Astronauta Jack Lousma
Além de astronauta da NASA, Jack também foi um coronel da Marinha dos Estados Unidos. Seu currículo conta com mais de sete mil horas de voo e 1,6 mil horas no espaço. O veterano forneceu suporte às tripulações das missões Apollo 9, 10 and 13, inclusive o próprio Jack estava atuando como comunicador de cápsulas (CAPCOM) quando Jim Lovell transmitiu por rádio sua fatídica mensagem da Apollo 13: “Houston, tivemos um problema”.
Missões: Skylab 3; STS-3 Columbia - 19/02/2020 a 22/02/2020 — Astronauta Brian Duffy
Foram quatro vôos de ônibus espacial que renderam 40 dias e 17 horas no espaço para Brian. Durante sua missão final no STS-92 em 2000, a tripulação anexou peças-chave de hardware à Estação Espacial Internacional, que abriu as portas para futuras missões de montagem e preparou a estação para sua primeira tripulação residente. Já atuou como comunicador de espaçonaves no Controle de Missões, diretor assistente e vice-diretor do NASA-Johnson Space Center em Houston. Hoje, ele atua como vice-presidente da JSC / KSC Exploration Systems na Orbital ATK, onde lidera uma coalizão que está desenvolvendo os sistemas necessários para a exploração espacial profunda.
Missões: STS-45 Atlantis; STS-57 Endeavour; STS-72 Endeavour; STS-92 Discovery - 23/02/2020 a 29/02/2020 — Astronauta John-David Bartoe
Bartoe trabalhou como astrofísico no Laboratório de Pesquisa Naval, onde especializou-se em pesquisa solar e foi selecionado pela NASA para voar como especialista em carga útil no STS-51F Challenger, lançado em 29 de julho de 1985. O objetivo dessa missão, chamada como Spacelab 2, era para confirmar se os sistemas estavam executando com eficiência e realizar experimentos envolvendo física de plasma, física solar e astronomia. Durante sua carreira atuou como Diretor de Operações e Gerente de Pesquisa da Estação Espacial Internacional. Hoje, Bartoe é presidente do Comitê de Estações Espaciais da Federação Astronáutica Internacional e profissional aeroespacial independente.
Missão: STS-51F Challenger
Sobre o NASA Kennedy Space Center Visitor Complex
O NASA Kennedy Space Center Visitor Complex dá vida a épica história do programa espacial dos EUA, oferecendo um dia, ou mais, completo de diversão, inspiração e atividades educativas, incluindo o Astronaut Training Experience® Exploring com Lockheed Martin, inaugurado em fevereiro de 2018, assim como Heroes & Legends com o U.S. Astronaut Hall of Fame®, apresentado por Boeing, o Kennedy Space Center Tour que leva os visitantes ao Apollo/Saturno V Center, onde está o foguete lunar Saturno V, a exibição do ônibus Espacial Atlantis®, (Space Shuttle Atlantis®), o Simulador de Lançamento (Shuttle Launch Experience®, filmes do espaço apresentando Touch The Stars, The Journey Has Begun e Journey to Space em 3D, Encontro com Astronauta (Astronaut Encounter), Journey To Mars: Explorers Wanted (Jornada para Marte: Procuram-se Exploradores), Science on a Sphere®, Rocket Garden (Jardim de Foguetes) e Cosmic Quest. Apenas 45 minutos de Orlando, Florida, o NASA Kennedy Space Center Visitor Complex é um símbolo da sagacidade estadunidense e da curiosidade humana. Toque, sinta, aprenda, explore, mergulhe e se inspire no lugar onde a missão da exploração espacial segue viva e próspera com a próxima geração de exploradores do espaço