Eis algumas curiosidades a respeito da nova atração do parque SeaWorld Orlando – sobre a atração Turtle Trek, vejamos:
A inspiração por trás da TurtleTrek
- Nenhuma jornada de vida é mais incrível do que a das tartarugas marinhas. O nascimento na praia, a corrida para alcançar o mar aberto e os perigos e riscos que essas tartarugas enfrentam enquanto crescem até retornarem para a mesma praia para depositar seus próprios ovos são aventuras que no passado eram impossíveis de serem apresentadas. Hoje, nenhum parque no mundo é mais bem equipado que o SeaWorld para dividir essa maravilhosa jornada com milhões de pessoas.
- Da mesma forma que o SeaWorld chamou a atenção para os apuros dos peixes-bois – graças a atração chamada “Manatee Rescue” – que ajudou a salvar as espécies –, a TurtleTrek vai mostrar o quão vulneráveis são as tartarugas marinhas, além de convidar os visitantes de todo o mundo a tornarem-se heróis e ajudarem a fazer a diferença, salvando animais na natureza.
- Nos últimos 50 anos, desde que iniciaram os programas de resgate do SeaWorld, mais de 20 mil animais feridos, órfãs e doentes foram resgatados, tratados e, na maioria das vezes, devolvidos à natureza. É mais de um animal por dia desde 1964.
A cúpula que transformará o filme em realidade
- Pela primeira vez, os designers uniram um filme de animação com tecnologia de ponta a um poderoso sistema de projeção em um teatro em forma de cúpula, permitindo aos visitantes uma experiência em um ambiente virtual 3D em um ângulo de 360º em volta deles.
- Uma fina camada prateada que reveste a cúpula permite que cada tela foque as projeções na direção de cada visitante. Cada pontinho prateado funciona como um pequeno espelho.
- O filme em 3D/360° que exibe a jornada épica de uma tartaruga marinha.
- A animação vai muito além da alta-definição ou até mesmo da realidade virtual. Na verdade, o filme poderia ser considerado de “alta-realidade”.
- Cada quadrante do filme tem aproximadamente 26 milhões de pixels (13 vezes a mais do que hoje é considerada uma imagem em alta-definição).
- O filme é exibido em 60 frames por segundo (duas vezes mais rápido do que a mente humana consegue registrar).
- Aliado à cúpula e ao poderoso sistema de projeção, o resultado é um dos mais espetaculares filmes em 3D já criados.
- Cada animal apresentado no filme – desde nossa tartaruga heroína até os milhares de peixes e pequenas anêmonas – começaram suas vidas na mesa de desenho de um artista. Na sequência, todo movimento de cada criatura foi animado independentemente.
- Mais de 12 espécies de animais marinhos ganham vida na animação. E cada uma delas passou pela aprovação dos educadores e especialistas em animais do SeaWorld.
- Provavelmente você está lendo este texto de um computador padrão de 1.024 pixels de largura, por 768 pixels de altura – um total aproximado de 780.000 pixels. A tela da cúpula da TurtleTrek tem mais de 26.000.000 pixels.
- Você dificilmente encontrará este filme para download online. Com cerca de 950GB, você levaria cerca de três meses para baixar o filme de 6 minutos. Se alguém desejasse criar um filme de longa metragem com essa resolução e complexidade, levaria cerca de cinco anos para finalizar o download.
- A cúpula por si só cria uma imensa área de projeção. Ela é tão grande que possui 34 projetores e 368 mil lumens de luzes que formam o filme 3D/360°.
- O filme da TurtleTrek é na verdade dois filmes. Para criar o surpreendente efeito 3D, dois filmes são exibidos simultaneamente. Um para o olho esquerdo, e outro para o direito.
O sistema que projeta as incríveis imagens 3D/360°
- São 34 projetores que combinam um total de 368.800 lumens de saída de luz, 15 vezes mais do que o sistema de projeção típico de um cinema digital.
- Quase um quilômetro de cabo de fibra óptica transporta os dados de vídeo para os projetores.
- O sistema de áudio que envolve os visitantes em um mundo subaquático.
- O sistema de som na TurtleTrek inclui 22 canais de áudio que foram discretamente espalhados pelo local. Isto permite que os efeitos de áudio 3D fiquem mais detalhados.
- Um típico sistema de som surround tem 5.1 arranjos – 5 canais de som e um canal para efeitos de baixa frequência. O sistema de som da TurtleTrek é de 18.4 e possui 32 mil watts de velocidade.
Os animais reais que vivem na TurtleTrek
- O excepcional filme 3D/360° é apenas uma parte da TurtleTrek. A atração também apresenta dois imensos habitats de águas doce e salgada, que são os lares de tartarugas marinhas e peixes-bois, dos quais alguns foram resgatados e cuidados pela equipe do SeaWorld.
- As tartarugas marinhas da atração não obtiveram permissão do governo da Flórida para voltarem à natureza – devido a problemas de genética, doenças ou por serem órfãs – e encontrarão um lar permanente na TurtleTrek. Desde 1973, o SeaWorld Orlando resgatou, cuidou e devolveu à vida selvagem centenas de peixes-bois e desde 1980 auxiliou mais de 1,2 mil tartarugas marinhas a voltarem para suas águas naturais.
Tartarugas Marinhas
- As tartarugas marinhas são espécies encontradas no mundo todo em águas tropicais e temperadas. Elas existem há 200 milhões de anos e fazem parte de um pequeno grupo de répteis que depende do mar para sobreviver.
- A TurtleTrek será o lar de uma variedade de tartarugas jovens e adultas, incluindo as espécies tartaruga-de-pente e tartaruga-verde. Os visitantes poderão ver essas belas criaturas através de uma imensa janela.
Peixes-bois
- A Flórida é o lar de uma diversidade imensa de peixes-bois. Todas as espécies desse cativante animal podem ser encontradas nas águas tropicais e subtropicais da América do Norte, América do Sul e Oeste da África.
- Na TurtleTrek, quatro peixes-bois podem ser observados pelos visitantes, que vão ver como eles nadam e se divertem com petiscos “verdes”. Todos esses animais que estão na atração corriam risco de morte na natureza e foram resgatados pela equipe do SeaWorld – líder global em resgate e reabilitação de peixes-bois.
Peixes
- Mais de 1,5 mil peixes nativos da região do Caribe estão em um habitat de água salgada criado dentro da atração. Os visitantes irão se surpreender com a variedade de espécies, entre elas: peixe-anjo, peixe-cirurgião, peixe-borboleta, entre outros.
- Aproximadamente 200 peixes de água doce irão acompanhar os peixes-bois. Haverá peixes nativos da Flórida, como achigãs e peixe-sol de brânquias azuis; e espécies exóticas, como pacu e pirarara.
A história por trás da história e o que o SeaWorld faz diariamente para conscientizar sobre a necessidade de preservar os animais e a natureza
Programas de resgate animal
- SeaWorld ajuda animais doentes, feridos, órfãos e abandonados há mais de quatro décadas. A maioria destes animais que recebe tratamento veterinário pela equipe dos parques tem resultados bem sucedidos e retorna à vida selvagem.
- Até o momento, 20 mil animais já foram resgatados pelos experts em animais do parque, incluindo baleias, golfinhos, focas, leões marinhos, peixes-bois, tartarugas marinhas e pássaros. Isso é o mesmo que ajudar um animal por dia, todos os dias em 45 anos.
Fundo de Preservação do SeaWorld & Busch Gardens
- Além de gerenciar centenas de projetos de ajuda ambiental, de pesquisa e de preservação, a empresa doa milhões de dólares em dinheiro, suporte e recursos humanos ao Fundo de Preservação do SeaWorld & Busch Gardens. O órgão sem fins lucrativos já colaborou com US$7 milhões em projetos externos em 60 países.
- O fundo também oferece oportunidades aos visitantes dos parques e ao público em geral de ajudar na proteção da vida selvagem. A fundação reverte 100% das doações em preservação da vida selvagem.
Programas educacionais
- A educação é a base do SeaWorld Parks & Entertainment. Meio bilhão de pessoas passaram pelos portões dos parques SeaWorld desde 1964, e cada uma se beneficiou de experiências educacionais destinadas a promover um entendimento mais profundo de respeito e desejo em proteger todos os animais selvagens.
- O impacto educacional do SeaWorld estende a casas e salas de aula em todo o mundo por meio de programas inovadores, tais como viagens de instrução, programas nacionais de premiação, recursos didáticos, e uma das maiores bases de dados de animais da Internet. Além disso, são incontáveis as experiências de ensino informal dentro dos parques com os shows educacionais e as exposições interativas.
Maiores informações sobre a atração: – link.