Êxito no projeto de reprodução ajuda a preservar espécie ameaçada de extinção e conservação do meio ambiente
Orlando, FL (9 de maio de 2019) – Enquanto o mundo se prepara para celebrar o dia das mães no próximo domingo (12 de maio), o Discovery Cove anuncia o nascimento de duas arraias-pintadas, uma espécie ameaçada de extinção e que pertence ao Plano de Sobrevivência de Espécies (SSP, sigla em inglês) da Associação de Zoológicos e Aquários (AZA). Desde o nascimento, os filhotes estão recebendo cuidados veterinários de primeira linha.
As arraias-pintadas são da família dos peixes, reconhecidos por seu corpo achatado e largo, e claro, suas pintinhas. Assim como nossas digitais, cada arraia-pintada possui seu próprio padrão de manchas. Esses são os primeiros filhotes dos papais Nerina e Apollo.
“O nascimento desses filhotes demonstra o comprometimento e o esforço da nossa companhia em preservar e conservar espécies… Estou muito orgulhoso dos nossos veterinários e especialistas em cuidados animais por desenvolverem tecnologias e conhecimentos tão avançados em saúde reprodutiva. Nós estamos ajudando a salvar espécies da extinção e esperamos que esses filhotes cresçam e prosperem no Discovery Cove”.
Kyle Miller, presidente do Discovery Cove Orlando
Imediatamente após o nascimento dos filhotes, os veterinários e o time de zoologia do Discovery Cove realizaram um exame neonatal, como parte dos cuidados que todos os animais recebem no Discovery Cove.
“O trabalho feito por instalações zoológicas como o Discovery Cove é crucial para a proteção das arraias-pintadas e outras populações de animais no mundo inteiro… … Como os arrecifes de corais e tantos outros habitantes do fundo do mar, as arraias-pintadas estão entre as espécies ameaçadas de extinção. Instalações credenciadas pela AZA, como o Discovery Cove, estão trabalhando cooperativamente por meio do programa Salvando Animais da Extinção (SAFE, sigla em inglês). O Discovery Cove deve ser reconhecido por seu investimento e contribuição em pesquisas, educação e conservação, que ajudam a proteger e resgatar espécies em risco. ”
Dr. Candice Dorsey, Vice-Presidente Sênior de Conservação, Gestão e Ciências Sociais na AZA. A AZA administra mais de 500 programas que fazem parte do Plano de Sobrevivência de Espécies, incluindo o das arraias-pintadas.
O Programa de Sobrevivência de Espécies supervisiona a gestão da população de determinadas espécies para mantê-las saudáveis e geneticamente diversas dentro da comunidade de zoológicos, ajudando a preservar os animais na natureza. Os parceiros de conservação da AZA cooperam com pesquisas, educação pública, reintrodução e projetos de conservação de campo.