Após a entrevista que realizei com a Tia Ginha eu tive a honra de conhecer também um dos seus colaboradores do livro “A Magia do Império Disney” – Flavio Raphael Trambusti – que além de fanático pelo Universo Disney, participou em 2000 e 2001 do Disney International Program e mais recentemente integrou a equipe que trabalhou no desenho de animação – The Princess and the Frog (“A Princesa e o Sapo”).
O Flavio muito gentilmente concedeu uma entrevista para o Viajando para Orlando contando um pouquinho mais sobre a sua experiência que eu passo a compartilhar com os amigos.
VPO: – Flavio, obrigado por tão gentilmente aceitar o convite e nos conceder esta entrevista.
Flavio: – Oi Luiz Carlos, estou muito honrado por conceder esta entrevista!!!
VPO: – Como grande admirador que é da obra e do legado de Walt Disney eu não poderia deixar de lhe perguntar, quando surgiu essa paixão?
Flavio: – Acho que foi quando assisti “Cinderella” no cine Astor. Queria saber como aquilo foi feito. Tudo mágico.
VPO: – Você realizou um dos grandes sonhos de todos aqueles que admiram a Disney que foi participar do Disney International College Program, como foi essa experiência?
Flavio: – Foi a melhor experiência da minha vida. Você aprende a dar valor ao seu trabalho. Veste a camisa da empresa literalmente. E a Disney é realmente uma grande escola para a vida toda. Desde o treinamento até os cursos paralelos e as palestras. A Disney é uma grande empresa e ensina que qualquer empresa pode ser bem sucedida e que é só questão de gostar de onde você trabalha, seus companheiros. E o trabalho em equipe é fundamental.
VPO: – E como era o convício com os demais cast members? Você fez muitas amizades?
Flavio: – Foi excelente!!! Relacionei-me muito bem com meus colegas. Eles adoram os brasileiros. Nós somos o terceiro maior grupo de contratados para trabalhar nos parques. E quem fez, quer voltar porque é muito gratificante.
VPO: – Qual foram as funções que desempenhou durante o programa?
Flavio: – Em 2000 trabalhei no Merchandise, em quase todas as lojas e quiosques do Magic Kingdom e também no Glow que era andar pelo parque à noite com um carrinho vendendo aqueles brinquedos luminosos e fosforescentes. Em 2001, voltei para trabalhar no Guest Relations do Epcot.
VPO: – Qual é a impressão que lhe restou da Disney como empresa?
Flavio: – Uma grande escola, onde as lições você aplicará para a vida toda.
VPO: – Durante o tempo que atuou como cast member você passou por alguma experiência que irá guardar para sempre em sua memória?
Flavio: – Era noite de Reveillon, eu estava saíndo do trabalho, indo para o Casting do Epcot para trocar de roupa quando vejo o Presidente do Epcot servindo sopa para os funcionários, ao me ver, me comprimentou e desejou um feliz ano novo e perguntou se eu estava gostando de trabalhar no Epcot.
VPO: – Agora vamos falar um pouquinho sobre a Ginha Nader, como você a conheceu?
Flavio: – A Ginha Nader é parente da esposa do meu primo Fernanda Calfat que é uma das mais conhecidas fotógrafas fashion do país. Eu a Ginha somos muito amigos e ela é uma pessoa iluminada por Deus. Tem um coração lindo.
VPO: – Você participou do livro “A Magia do Império Disney” na qualidade de colaborador prestando informações atualizadas relacionadas sobre a Disney não foi?
Flavio: – Eu colaborei falando sobre os filmes e algumas informações dos parques.
VPO: – Agora a respeito do longa “A Princesa e o Sapo” como foi participar deste lindo projeto?
Flavio: – Em 1995, fiz um curso de animação na HGN Studios e conheci o Haroldo Guimarães Neto, dono da escola, que trabalhou como animador nos filmes “Oliver e seus amigos” e “A Pequena Sereia” e produziu alguns episódios do Aladim e A Turma do Pateta. Ele se formou pela Cal-Arts, a Universidade fundada pelo Walt Disney para a formação de novos animadores. Nos tornamos amigos pois ele adora a Disney e animação. E sempre nos falamos. No final de 2007, nos encontramos e ele me contou que tinha pego o projeto da “Princesa e o Sapo”, que estava fazendo uns testes. Me convidou para ir ao estúdio e me convidou para participar da equipe do Brasil.
VPO: – Flávio, obrigado pela entrevista, o que mais você gostaria de falar para os amigos do VPO?
Flavio: – Eu queria muito que valorizassem os desenhistas aqui no Brasil, assim como o Haroldo, vários profissionais tentam mostrar o seu trabalho. Muitos vão pra fora do país seguir carreira como foi o caso do Carlos Saldanha. A Disney é para todos. Não tenham medo de sonhar, de serem vocês.
VPO: – Flávio, eu só posso lhe agradecer pela sua participação, muito obrigado mesmo, e espero contar novamente com você aqui no VPO!
Flavio: – Luiz, conte comigo sempre que precisar, eu acho importante manter as pessoas atualizadas sobre os parques de Orlando e ver que a o Walt Disney World é muito mais que um complexo de diversão. Um grande abraço!