Os viajantes com destino aos Estados Unidos deverão apresentar um comprovante de “teste negativo” para o coronavírus realizado até 1 (um) dia antes do embarque, ficando alterada a determinação anterior que era de até 72 horas (leia aqui).
O que é considerado um dia: O período de um dia refere-se a um dia antes do embarque. Estabelecendo o período de um dia, a aceitabilidade do teste não depende da hora do voo ou da hora do dia em que o teste foi realizado. Por exemplo, se o seu voo é às 13h de uma sexta-feira, o passageiro pode embarcar com um teste negativo feito a qualquer momento da quinta-feira anterior. (Fonte: Embaixada dos EUA e consulados no Brasil).
Joe Biden, presidente norte-americano, apresentou na quinta-feira passada (02/12) a estratégia para enfrentamento das variantes ômicron e delta sendo incluídas novas exigências para viajantes internacionais e cidadãos americanos que retornam ao país.
Segundo o presidente Biden, o prazo mais apertado do teste negativo fornece um grau a mais de proteção enquanto cientistas continuam estuando a variante ômicron.
Além disso, será obrigatória a utilização de máscaras por passageiros de aviões, trens e ônibus até 18 de março, não mais até janeiro como era esperado. E aqueles que descumprirem a regra estão sujeito a multas de até 3 mil dólares.
Essas novas medidas foram anunciadas após a Casa Branca proibir a entrada no país de estrangeiros que tenham estado na África do sul ou em outros sete países africanos nos 14 dias anteriores, exceto cidadãos americanos e residentes permanentes, tudo isso por conta da nova variante ômicron.
A exigência de teste negativo não se aplica para passageiros de voos domésticos, segundo afirmou Jen Psaki, a porta-voz da Casa Branca, mas segundo ela nada está descartado.
A variante ômicron foi detectada em amostras coletadas na África do Sul e no vizinho Botsuana na primeira metade de novembro e comunicada à Organização Mundial da Saúde (OMS) sendo classificada como “variante de preocupação” já que é temido que possa ser mais contagiosa e driblar a proteção de vacinas.
ATUALIZAÇÃO: em 08 de dezembro de 2011
O presente artigo foi atualizado para esclarecer que o período do comprovante de “teste negativo” para o coronavírus deve ser realizado até 1 (um) dia antes do embarque, devendo ser interpretado da seguinte forma “O período de um dia refere-se a um dia antes do embarque. Estabelecendo o período de um dia, a aceitabilidade do teste não depende da hora do voo ou da hora do dia em que o teste foi realizado. Por exemplo, se o seu voo é às 13h de uma sexta-feira, o passageiro pode embarcar com um teste negativo feito a qualquer momento da quinta-feira anterior.” (Fonte: Embaixada dos EUA e consulados no Brasil).
Fonte: DW