Na data de ontem, 24 de maio de 2020, os Estados Unidos anunciaram que vão proibir a entrada de viajantes provenientes do Brasil como medida de segurança para conter a pandemia de coronavírus (COVID-19).
A proibição terá início a partir do dia 29 de maio por força de um decreto assinado pelo presidente norte-americano Donald Trump.
E até mesmo estrangeiros que tenham passado 14 dias no Brasil serão proibidos de ingressarem nos Estados Unidos, salvo algumas exceções.
Anteriormente o presidente Trump já havia sinalizado que estava descontente com as medidas do governo do Brasil a respeito do pandemia de coronavírus e que possivelmente iria proibir a entrada de brasileiros em território americano. O nosso país ocupa atualmente o segundo lugar entre os países com mais pessoas contaminadas.
Vale destacar que o Brasil desde março já proíbe a entrada de estrangeiros no país em viagens de avião e na sexta-feira passada bloqueou também a entrada de estrangeiros por via terrestre ou transporte aquaviário. A proibição vale para norte-americanos, salvo exceções.
“Hoje o presidente tomou a ação decisiva para proteger nosso país, ao suspender a entrada de estrangeiros que estiveram no país durante um período de 14 dias antes de buscar a admissão nos Estados Unidos.”
Kayleigh McEnany, secretária de imprensa da Casa Branca
Até o presente momento apenas a Flórida e o Texas ainda operam voos com origem e destino ao Brasil.
G1. EUA anunciam proibição de entrada de viajantes vindos do Brasil por causa de coronavírus | Mundo | G1. Disponível em: <“https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/05/24/eua-anunciam-proibicao-de-entrada-de-viajantes-vindos-do-brasil-por-causa-de-coronavirus.ghtml“>. Acesso em: 25 de Maio de 2020.