Oi Mickeyros!!!
Sempre que vamos viajar para Orlando queimamos nossos neurônios tentando organizar tudo o que queremos fazer na cidade mágica, de modo que possamos aproveitar bem a nossa viagem.
Esta não é lá uma tarefa muito fácil, em face da pluralidade de atrações e atividades que Orlando nos oferece.
Vamos parar de sofrer e tentar fazer a coisa ficar divertida?
Que tal brincar de quebra-cabeça?
É, aquele jogo de ir juntando as peças!
Pois é isso mesmo que você vai aprender aqui, a juntar cada pedacinho para formar o “Quebra-Cabeça do Mickeyro”, que ao final, quando todas as peças se encaixarem, você terá pronto… o seu roteiro de viagem!
Mas atenção, este “jogo” não se confunde com a série “Mickeyros de Primeira Viagem” que continua a ser editada normalmente, portanto você Mickeyro iniciante, se achar o jogo um pouquinho difícil, vá acompanhando os próximos artigos da série, até que você ganhe conhecimento suficiente para poder jogar e montar o seu próprio roteiro.
Vamos lá!
Entendendo o Jogo
Primeiro vamos estabelecer o seguinte:
Vamos chamar de atividade tudo o que você quer fazer em Orlando, seja parque, seja compra, seja um jantar, um show… tudo isso se chamará atividade.
Então, as peças do nosso quebra-cabeça nada mais são do que atividades classificadas por cores, conforme o tempo que elas necessitam para serem realizadas.
O objetivo do jogo é acomodar essas atividades, em cada um dos dias de sua viagem, que será representado por um tabuleiro.
Então, resumindo, temos: as peças (que são as atividades classificadas por cor, conforme sua duração) e um tabuleiro (que é uma planilha dos dias de sua viagem).
Então, vamos começar com a ….
Classificação das atividades
Vermelhas – são as grandes atividades e que ocupam quase um dia inteiro para serem realizadas: Epcot, Magic Kingdom, Busch Gardens e Kennedy Space Center.
Amarelas – são as atividades médias que ocupam 2/3 do dia para serem realizadas: Universal Studios, Island of Adventure, Animal Kingdom, Seaworld, Blizzard Beach, Typhoon Lagoon, Aquatica, Disney’s Hollywood Studios, Discovery Cove, passeio de balão (não é o Characters in Flight da Disney) e Winter Park.
Verdes – são as atividades que ocupam somente um período do dia (manhã, tarde ou noite): Downtown Disney, City Walk, Boardwalk, Arabian Nights, Medieval Times, Gatorland, conhecer os resorts de luxo da Disney ou da Universal, Holyland – The Experience, eventos específicos dos parques, tais como: Halloween do Magic Kingdom, Halloween da Universal, Festa de Natal do Magic Kingdom, e compras em grandes shoppings como Premium, Prime, Florida Mall, Festival Bay, Mall at Millenia.
Azuis – são as atividades que ocupam apenas algumas horas para serem realizadas: Café/almoço/jantar num restaurante (temático ou não), passeio de helicóptero, Disney Quest, Cirque du Soleil (La Nouba), Blue Man Group, Wonder Works, Belive it or Not, Old Town, Compras no Walgreens, Walmart, SuperTarget, Best Buy, Ross Dress For Less … e qualquer loja específica de seu interesse.
Rosas – é a não atividade, que são os períodos de descanso ou de relaxamento no hotel (uma soneca, uma piscina, uma sauna… o velho e bom “dolce far niente”).
Veja, estas são as principais atividades, mas evidentemente que existem muitas outras mais para se fazer em Orlando, assim, você mesmo poderá encaixar outras atividades nas respectivas cores, observando o tempo médio necessário para sua realização.
Democrático, não?
No nosso jogo cada uma dessas cores é representada por uma tira colorida, e que são proporcionais entre si.
Assim, a vermelha é uma tira longa, pois representa um dia quase inteiro; a amarela é uma tira menor que a vermelha, porque representa 2/3 de um dia, e assim por diante…
Veja:
Mas você precisa saber mais sobre esse…
Tabuleiro
Como dissemos, o tabuleiro deste jogo nada mais é do que uma tabela ou planilha que representa os dias que você terá disponíveis em Orlando.
Ele está dividido em manhã, tarde e noite, apenas para facilitar a visualização de sua programação.
Neste tabuleiro você distribuirá todas as atividades que pretende fazer, de modo que tudo se encaixe de modo harmônico e faça com que cada dia da viagem seja bem aproveitado.
Agora que você sentiu o espírito da coisa, veja como fica um roteiro montado de acordo com o quebra-cabeça.
O exemplo abaixo, trata de um roteiro de 7 dias, e os Mickeyros tem o seguinte perfil: estão indo para Orlando pela 4ª vez e estão dispostos a aproveitar a viagem ao máximo.
Como montar o seu quebra-cabeça
1. Imprima o seu tabuleiro, bem como as peças (tiras) de cada cor, clicando no link que será informado ao final deste artigo. (Sim, você precisará de uma impressora colorida.)
2.Imprima quantas peças (tiras) coloridas sejam necessárias para compor o seu roteiro e as recorte.
3. Escreva em seu tabuleiro (planilha) as datas dos dias que ficará em Orlando (veja no exemplo acima).
Muito bem, você tem o tabuleiro com as datas dos seus dias de viagem, e as suas tiras coloridas recortadas para serem utilizadas.
Agora que você está pronto para começar a jogar o Quebra-Cabeça do Mickeyro, tem que saber a …
Estratégia de jogo
Para começar a preencher o seu tabuleiro, é interessante começar pelos parques, que afinal são o principal motivo de irmos para Orlando, e o que mais acaba consumindo nosso tempo, certo?
Assim, primeiro estabeleça quais os parques que deseja visitar e distribua-os pelos dias de viagem disponíveis.
Por exemplo, se for visitar o Epcot, pegue uma peça (tira) vermelha, escreva o nome desse parque, e coloque no dia que quer ir visitá-lo.
Se for visitar o Animal Kingdom, pegue uma peça (tira) de cor amarela, escreva o nome do parque e encaixe no dia desejado. Depois de definir quais os parques visitará, continue seu quebra-cabeça, encaixando, nos demais espaços ou dias livres, as outras atividades que deseja fazer (compras, shows, passeios, etc…).
O bom desse jogo é que podemos visualizar nosso roteiro, e remanejar as peças sempre que desejarmos, até que tudo se acomode do jeitinho que queremos. Fácil, hein?
Mas para montar um bom roteiro é preciso que você considere algumas circunstâncias, então vamos às….
Regras do jogo
1. Após definir o período do ano em que você vai viajar, verifique se por acaso há algum feriado nessa época, e ainda, como é o movimento dos parques naquele mês (muito cheio, médio, tranquilo, etc.).
Essas circunstâncias devem ser consideradas, pois tudo isso interferirá no seu roteiro. Assim, por exemplo, se houver um feriado no período de sua viagem, talvez seja melhor evitar os parques nesse dia e optar por fazer compras, ou passear pelos resorts, por exemplo.
Se for uma época do ano muito movimentada, é interessante chegar aos parques logo pela manhã para poder aproveitar as atrações mais concorridas, fazendo uso, inclusive, do fast pass.
Saiba que quando o parque está muito cheio, o fast pass de algumas atrações costuma se esgotar logo no início da tarde.
Entendeu como é que é?
2. Consulte os horários de funcionamento dos parques no período em que estará em Orlando, pois como o horário de fechamento do parque se altera ao longo do ano, isso também deverá ser levado em conta no seu roteiro.
Por exemplo, se no período de sua viagem, determinado parque fechar mais cedo do que na época de alta temporada, você terá mais tempo à noite para fazer outra atividade mais curta. Ou, ainda, pode acontecer de o parque aquático que você deseja conhecer não estar funcionando.
3. Se você estiver hospedado dentro do Complexo Disney consulte os dias que tem Extra Magic Hour em cada parque, assim, você poderá usufruir deste benefício.
Mas se você estiver hospedado em um hotel fora da Disney, evite os parques com Extra Magic Hour, pois costumam ficar mais cheios nessas datas.
4. Uma boa sugestão para pegar os horários de funcionamento dos parques é consultar os sites oficiais dos parques, ou, então, sites não oficiais, mas muito confiáveis, como o Allears, o Wdwinfo, o Wdmagic, dentre outros.
5. Use e abuse das informações constantes do VPO, aqui você vai encontrar tudo que precisa saber sobre as atrações e eventos especiais dos parques, clima em Orlando, feriados americanos, locais de boas compras, enfim, aproveite por que está tudo ao alcance de um clique. E quanto mais informação você tiver, melhor será o seu roteiro, pode ter certeza.
6. Leve em consideração o ritmo das pessoas que estão viajando com você.
Assim, se você tem pique e está viajando com pessoas também dispostas, você pode fazer um roteiro de programação intensa, que ocupe todas as horas disponíveis (conforme exemplo de roteiro dado acima).
7. Se estiver viajando com crianças ou com pessoas idosas, ou ainda, com pessoas com algum tipo de limitação física, seu roteiro também deverá contemplar um bom número de peças da cor rosa, ou seja, momentos de descanso e um ritmo mais suave.
8. O bom desse quebra-cabeça é que você pode alterar as cores das atividades, sempre que desejar, reservando mais ou menos horas para determinada atividade.
Assim, por exemplo, se você gosta de concentrar suas compras num único dia, as compras passariam a ser da categoria vermelha. Outros preferem distribuir suas compras em períodos dos dias, ou, em horas livres, caso em que as compras passariam para as categorias verdes ou azuis, conforme o caso.
9. Os parques da Universal (o Studios e o Island of Adventure) estão classificados na cor amarela, pois para visitá-los, separadamente, gasta-se 2/3 de um dia em cada um.
No entanto, se você é um Mickeyro mais experiente que já conhece Orlando, poderá otimizar seu tempo fazendo os dois parques num só dia.
Se esta for sua opção, pegue uma peça (tira) vermelha para representar a visita aos parques num único dia.
Você deve estar perguntando, porque esta estratégia vale somente para o Mickeyro experiente, não é?
Porque quando você optar por fazer os dois parques da Universal num só dia, não terá tempo suficiente para fazer todas as atrações de cada um dos parques, sendo necessário optar por algumas atrações, deixando outras de lado. Para você que ainda não conhece o parque, não vale a pena perder nada, portanto, faça seu roteiro contemplando um parque por dia.
10. Não convém visitar alguns parques em determinados dias da semana. Assim, se puder, evite ir ao Magic Kingdom, Busch Gardens e nos parques da Universal aos sábados. Veja, isso não é bem uma regra, e sim uma precaução, OK?
Enfim, entendeu o espírito do quebra-cabeça, Mickeyro?
O mais importante de tudo é que você entenda que esse é um guia de montagem de roteiro, pode e deve ser modificado ou adaptado em função dos seus interesses e suas preferências.
Agora, vamos dar mais dois exemplos de roteiros, para você visualizar como fica.
Primeiro exemplo:
Roteiro de 10 dias.
Perfil dos Mickeyros: um casal que está viajando com a filha de 4 anos e a mãe dele. Note que como o grupo tem uma Mickeyrinha pequena e Mickeyra mais madura, o roteiro contempla bons períodos de descanso e um ritmo mais tranquilo.
Segundo exemplo:
Roteiro de 14 dias.
Perfil dos Mickeyros: um casal com um filho adolescente, que conhecem Orlando e querem se divertir e fazer muitas compras.
Neste exemplo, você vai ver que como estes Mickeyros são mais experientes, vão fazer um roteiro otimizando o tempo.
Assim, note na tabela abaixo, que eles optaram por não ficar o dia todo no Magic Kingdom, preferindo ir neste parque na hora do almoço e ficar até o seu fechamento.
Então, para este grupo, o Magic Kingdom saiu da categoria vermelha (um dia quase inteiro) e foi para a amarela (2/3 de um dia).
Outra alteração que eles fizeram foi dedicar um dia inteiro às compras, assim, elas passaram da categoria verde (um período do dia) para a categoria vermelha (quase dia todo).
Entendeu como você pode alterar as cores conforme a atividade?
Pronto, agora que você aprendeu a jogar e já tem as peças, é só começar a brincadeira.
Comece pelos seus maiores desejos, vá completando aos poucos o tabuleiro e veja como num passe de mágica…
All your wishes come true!
Clique aqui para acessar a página contendo o tabuleiro, as peças coloridas, e a relação de atividades.