Em 2021, dez novos projetos de proteção da vida marinha foram beneficiados
Dez subsídios foram feitos em 2021 em prol dos animais marinhos, saúde dos oceanos e conservação, incluindo programa de preservação do boto-cor-de-rosa na Amazônia brasileira.
Desde 2003, já foram beneficiados mais de 540 projetos dedicados à conservação da vida marinha nos sete continentes.
Orlando, FL (10 de fevereiro de 2022): O Fundo de Conservação do SeaWorld anunciou que atingiu os U$19 milhões em doações para organizações dedicadas à conservação dos animais e seus ecossistemas. Isso inclui dez novos projetos, financiados em 2021 especificamente na área de proteção marinha, abrangendo desde programas de conservação de espécies e gerenciamento de crises, sustentabilidade de peixes marinhos, limpeza de detritos aquáticos, preservação de hábitats de água doce, e um projeto para acabar com o uso de equipamentos de pesca que causam emaranhados letais.
Dentre as diversas espécies marinhas que se beneficiam diretamente desses projetos estão pinguins, golfinhos, botos e baleias. Desde a sua criação, em 2003, mais de 540 projetos diferentes dedicados à vida marinha nos sete continentes receberam doações e suporte científico por meio do fundo.
“É uma honra para nós poder apoiar esses projetos incríveis e as pessoas comprometidas que fazem parte deles. Eles realmente fazem a diferença na proteção das espécies e hábitats,” disse Dr. Chris Dold, presidente do Fundo de Conservação do SeaWorld e Chefe de Operações Zoológicas no SeaWorld. “O que nos torna diferentes é o fato de oferecermos mais do que ajuda financeira. Nossos donatários têm acesso às grandes e diversas populações de animais que estão sob nossos cuidados, o que proporciona ótimas oportunidades para estudos e aplicação das descobertas em populações selvagens. Nossa equipe, formada por especialistas em cuidados animais, veterinários, nutricionistas, pesquisadores e cientistas, também está disponível para colaborações e consultas.”
Os projetos relacionados à vida marinha que receberam apoio em 2021 incluem:
Resgate e reabilitação de pinguins-africanos
Conservação e resgate de animais marinhos são fundamentais para a missão do SeaWorld. Já foram resgatados mais de 39 mil animais marinhos, o que transforma o torna uma das maiores organizações de resgate de animais desse tipo no mundo. O fundo expande essa missão ao ajudar outras organizações que compartilham da mesma causa.
Em 2021, foi feita uma doação à Southern African Foundation for the Conservation of Coastal Birds (SANCCOB, da sigla em inglês) para ajudá-los na resposta à crise em Cape Cormorant (surto de gripe aviária que atingiu as aves aquáticas da região) e com o Programa de Cuidados com Filhotes de Pinguins Africanos.
“As aves aquáticas africanas e seus hábitats enfrentam diversas ameaças e o apoio oferecido pelo SeaWorld Conservation Fund está nos ajudando a trazer de volta algumas espécies que estavam à beira da extinção,” disse Ronnis Daniels, gerente de Desenvolvimento de Recursos da SANCCOB. “O nosso Projeto de Cuidados com Filhotes de Pinguins Africanos, por exemplo, é essencial para o plano de gerenciamento de biodiversidade da espécie, declarada como ameaçada de extinção em 2010. Nós resgatamos ovos e filhotes abandonados, fazemos a incubação dos ovos e criamos os filhotes à mão, fornecendo o mais alto padrão de cuidado veterinário até eles estarem fortes o suficiente para serem devolvidos à natureza e contribuir para o aumento da população.”
Proteção de hábitats marinhos
O fundo apoia projetos que protegem os hábitats marinhos, uma vez que populações de animais terrestres e aquáticos enfrentam tanto as ameaças naturais quanto as causadas pelo homem. As organizações beneficiárias em 2021 que trabalham nesse tipo de crise incluem:
- Audubon Florida: Restauração de pântanos e pradarias no Corkscrew Swamp Sanctuary.
- Tampa Bay Watch: Ação comunitária e parceria para reduzir o lixo marinho na Baía de Tampa.
- Rising Tide Conservation: Desenvolvimento de métodos de cultura de peixes marinhos ornamentais e criação de protocolos de larvicultura para a produção sustentável de peixes de recifes de corais.
- Woods Hole Oceanographic Institution: Apoio em ações pelo fim do uso de equipamentos de pesca que causam emaranhados letais com o avanço em técnicas de pesca sem cordas.
Pesquisa avançada sobre animais marinhos
O fundo apoia organizações cujas pesquisas resultarão em populações mais saudáveis e biodiversas no futuro. Um dos projetos que recebeu apoio em 2021 é o Amazon River Dolphin Conservation Program (ARDC), que visa expandir o trabalho com pesquisa e identificação por foto dos botos-cor-de-rosa na região do Baixo Rio Negro, no Brasil.
Suzanne Smith, diretora Executiva do ARDC explica que a missão é preservar o golfinho de água doce da Amazônia e seu hábitat por meio de pesquisa e projetos educacionais. “O apoio do SeaWorld Conservation Fund é vital para continuarmos com esse trabalho tão importante. Pouco se sabe sobre essa população de botos, mas com a colaboração do governo brasileiro e das comunidades ribeirinhas estamos trabalhando para preservar a espécie e seu hábitat pelos próximos anos.”
Outras organizações que receberam fundos para projetos de pesquisa de espécies em 2021 foram:
- Cetacean Action Treasury para um projeto piloto que testa a viabilidade de detectar a presença do boto Vaquita por meio de DNA Ambiental (Environmental DNA ou eDNA).
- Norwegian Orca Survey para o programa de acompanhamento de orcas norueguesas que, há muito tempo, faz a identificação por foto e estuda o DNA de orcas em toda Noruega.
Sobre o Fundo de Conservação do SeaWorld
Criado em 2003, o Fundo de Conservação do SeaWorld, anteriormente referido como Fundo, é uma fundação privada sem fins lucrativos que apoia projetos de conservação que fazem a diferença em pesquisa de espécies, proteção de hábitats, educação ambiental, resgate e reabilitação de animais. O fundo já destinou mais de U$19 milhões em doações e apoio científico para mais de 1,3 mil projetos diferentes de conservação de vida marinha e terrestre e dos ecossistemas em todos os sete continentes. Mais de 100 espécies diferentes já foram ajudadas por meio do fundo. O dinheiro é arrecadado por meio de diversas fontes, incluindo a companhia SeaWorld, SeaWorld Entertainment e os parques via contribuição nos caixas das lojas e restaurantes, venda de produtos e eventos especiais. Parceiros corporativos contribuem com o fundo e visitantes também podem fazer doações nos parques ou online.
O SeaWorld Entertainment Inc. cobre todas as despesas do fundo. Isso permite a destinação de 100% das doações diretamente para os projetos apoiados. As aplicações para o fundo são aceitas anualmente, entretanto, o processo para escolha dos projetos de 2022 e 2023 será feito apenas por convite. São oferecidos financiamentos pontuais ou mais de um por ano para as organizações beneficiárias.
Sobre o SeaWorld Entertainment Inc
SeaWorld Entertainment, Inc. (NYSE: SEAS) é uma organização líder em parques temáticos que proporcionam experiências que fazem a diferença e inspiram os visitantes a proteger os animais e as maravilhas do mundo selvagem. É uma das principais organizações zoológicas do mundo e líder global em bem-estar animal, treinamento, manejo e cuidados veterinários. Além disso, resgata e reabilita animais marinhos e terrestres que estão doentes, feridos, órfãos ou abandonados, com o objetivo de devolvê-los à natureza. O time de resgates do SeaWorld já prestou suporte a mais de 39 mil animais durante a história da companhia. O SeaWorld Entertainment, Inc. conta com marcas reconhecidas, incluindo SeaWorld®, Busch Gardens®, Aquatica®, Sesame Place® e Sea Rescue®. Durante seus mais de 60 anos de história, a organização construiu um portfólio de mais de 12 parques temáticos em diferentes destinos nos Estados Unidos. Os parques apresentam diversas atrações e espetáculos com apelo ambiental e proporcionam experiências memoráveis para seus visitantes.