O furacão Isaias perdeu força passando para a categoria de tempestade tropical neste sábado à tarde mas deve subir novamente para furacão à medida que se aproxima do sudeste da Flórida, de acordo com o National Hurricane Center (Centro Nacional de Furacões).
Depois de causar muitos estragos na sua passagem pelas Bahamas, onde o ar seco e o vento estavam presentes, o Isaias deve ganhar força ao chegar em águas mais quentes no Golfo perto do Estreito da Flórida.
E apesar de ter perdido força e ser considerado uma tempestade tropical ele se mantém com ventos sustentados de até 114 km/h e a previsão é que volte para categoria de furacão na madrugada deste domingo.
Ron DeSantis, governador da Flórida, declarou estado de emergência nos condados da costa leste do estado. Ele também recomendou à população que fiquem preparados e que todos tenham comida, água e remédios para sete dias.
“Não se deixem enganar”, disse o governador Ron DeSantis em entrevista coletiva neste sábado. Um aviso de furacão foi emitido pelo NHC para todas as comunidades costeiras de Boca Raton até o condado de Volusia-Flagler.
O governador também anunciou que seu pedido de assistência federal havia sido aprovado pelo presidente Donald Trump.
A aprovação significa que a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências fornecerá reembolso pelas despesas relacionadas ao evento.
Embora Isaias tenha ganhado força, enfrenta fatores ambientais que devem impedir que fique mais forte à medida que se aproxima da Flórida, disse o NHC.
ORLANDOSENTINEL.COM. Hurricane Isaias weakens, on course for Florida’s east coast – Orlando Sentinel. Disponível em: <“https://www.orlandosentinel.com/weather/hurricane/os-ne-hurricane-isaias-saturday-update-20200801-juxrplkohrenhopqftwgcr4uqm-story.html“>. Acesso em: 1 de Agosto de 2020.