Na New Orleans Square, há uma casa onde árvores de magnólia do sul com flores cor de creme adornam o gramado da frente, e uma amoreira chorona se curva para recebê-lo em uma mansão imponente. Bem-vindo à Haunted Mansion (“Mansão Mal-Assombrada”) no Disneyland Resort, lar de 999 assombrações felizes, mas sempre há espaço para mais uma.
A atração irá celebrar o seu 55º aniversário em 9 de agosto de 2024, e o Disney Parks Blog mergulhou fundo na sua história, trazendo preciosas informações a respeito do que a Haunted Mansion surgiu e as suas outras versões existentes nos parques da Disney ao redor do mundo.
Concepção
A ideia para a mansão assustadoramente fantástica surgiu em 1957, quando Walt Disney pediu ao Imagineer, animador e futura lenda da Disney Ken Anderson para criar uma experiência de casa mal-assombrada para o parque Disneyland. Ken pegou a ideia e correu com ela, viajando pelo país em busca de inspiração para a atração.
Durante suas aventuras, Ken se deparou com a casa Shipley-Lydecker em Baltimore, Maryland. Combinando esta e outras arquiteturas influentes ao redor do país, incluindo Stanton Hall em Natchez, Mississippi, e o atual Museu e Biblioteca Evergreen da Universidade Johns Hopkins, ele desenhou um esboço a lápis do que ele imaginou – uma mansão histórica decadente com paisagem coberta de vegetação, nuvens escuras e morcegos circulando.
Embora Walt estivesse orgulhoso do trabalho que Ken havia produzido, ele sentia que a atração não deveria parecer dilapidada e quebrada no meio do Lugar Mais Feliz da Terra. Walt então sugeriu aos seus Imagineers: “Nós cuidaremos do lado de fora e deixaremos os fantasmas cuidarem do lado de dentro”. O exterior da mansão, com seu trabalho em ferro forjado ornamentado e telhado de duas águas, como o conhecemos hoje, foi construído entre 1962 e 1963 sob a supervisão de Walt com o objetivo de criar um edifício com uma atmosfera sinistra que ainda parecesse em casa na New Orleans Square.
Após a morte de Walt em 1966, a Walt Disney Imagineering reafirmou seu compromisso de ver o sonho de Walt até a conclusão, e novas questões começaram a surgir, principalmente: a Mansão Mal-Assombrada deveria ser assustadora ou engraçada? Alguns achavam que a atração deveria ser alegre e jovial, enquanto outros achavam que os visitantes esperariam algo mais assustador de uma atração chamada Mansão Mal-Assombrada.
Por meio de uma discussão mais dedicada, a equipe encontrou um meio-termo em algum lugar no meio, resultando em um ambiente sombrio e sinistro habitado por moradores fantasmagóricos extravagantes e exagerados. O elemento cômico e divertido da atração também deu lugar à adorada melodia composta pelas lendas da Disney Buddy Baker e X Atencio, “Grim Grinning Ghosts“. Diferentes iterações dessa música icônica são tecidas por toda a atração, desde o canto fúnebre lento no foyer, até uma valsa elegante e, finalmente, uma composição animada e jazzística no final da atração.
Após uma expectativa animada e arrepiante, a atração foi inaugurada em 9 de agosto de 1969, abrindo caminho para um legado de mais de meio século e inspirando mais quatro atrações ao redor do mundo. A Haunted Mansion conquistou os corações dos visitantes na Califórnia e, apenas dois anos depois, abriu suas portas na Flórida, em 1971.
Início de arrepiar na Costa Leste
A Haunted Mansion na Liberty Square no parque Magic Kingdom no Walt Disney World Resort foi desenvolvida em conjunto com a atração original. Considerando que a nova atração ficaria na Liberty Square, a arquitetura de inspiração sulista projetada para a New Orleans Square estaria fora de lugar. Os Imagineers, em vez disso, começaram a trabalhar em um exterior de tijolos vermelhos em estilo colonial para a atração do Magic Kingdom, inspirado na Mansão Harry Packer na Pensilvânia.
O design final incluiu fortes elementos de design gótico, como arcos imponentes, grandes fundações de pedra, bem como alvenaria que lembra o estilo Tudor inglês da arquitetura ao redor – um exterior que muitos acreditam parecer mais sinistro e assustador em comparação com sua contraparte da costa oeste. Apesar dessas diferenças, ambas as atrações compartilham muitas cenas icônicas como a Câmara de Retratos (The Stretching Room), o Corredor Sem Fim, o Círculo de Séance com Madame Leota e, claro, a Entrada do Mausoléu com os Fantasmas Caronas! Uma coisa, no entanto, sempre permanece verdadeira, não importa em que costa você esteja – os fantasmas estão simplesmente morrendo de vontade de conhecê-lo!
Estreia em Tóquio
Das atrações no estilo Haunted Mansion que carregam a história original de 999 espectros espetaculares, a terceira pode ser encontrada na área Fantasyland na Tokyo Disneyland. Como a Tokyo Disneyland foi o primeiro parque internacional da Disney, os Imagineers sabiam desde o início que queriam integrar muitas atrações adoradas pelos fãs, incluindo a Haunted Mansion.
Em Tóquio, a atração assumiu uma fachada em estilo gótico holandês, semelhante à sua contraparte no Walt Disney World. A arquitetura da mansão é inspirada na da Liberty Square, com imponentes paredes de tijolos e um exterior em estilo colonial. Uma vez lá dentro, os hóspedes são recebidos com um interior ricamente decorado com um toque vitoriano dos anos 1800.
Presença Petrificante em Paris
Phantom Manor na Disneyland Paris foi inaugurada em 12 de abril de 1992 como a primeira atração inspirada na Haunted Mansion original, mas com seu próprio nome e enredo originais. Influenciada pelas cidades fantasmas de Virginia City, Nevada – e mais especificamente pela assustadoramente histórica Fourth Ward School – Phantom Manor fica em casa na Frontierland na Disneyland Paris.
Este local reflete o fascínio europeu por filmes de faroeste que era difundido naquela época. Sua fachada distinta carrega esse enredo e é um ótimo exemplo de alfabetização visual, pois dá um gostinho autoexplicativo da história dentro da atração sem usar nenhuma palavra; essa técnica é muito útil em um lugar como a Disneylândia Paris, onde os visitantes não necessariamente falam a mesma língua.
A história em si varia daquela da atração original da Mansão Mal-Assombrada, pois, em vez disso, segue o fantasma de Henry Ravenswood, o fundador da Big Thunder Mining Company. Os superfãs podem ficar encantados com a cidade assustadora inspirada no faroeste pela qual os visitantes passam no final da atração e, em vez de uma cena de cemitério, os visitantes podem ver o Phantom Canyon e conhecer os habitantes incrivelmente mortos-vivos que vivem lá.
A misteriosa Mystic Manor
Mystic Manor na Hong Kong Disneyland não inclui fantasmas! Em vez disso, ele segue a história do macaco travesso Albert, seu amigo e salvador Lord Henry Mystic e seu museu de artefatos, Mystic Manor. Todos os visitantes são bem-vindos em um passeio pelo museu, mas esteja avisado, alguns artefatos são conhecidos por possuírem poderes estranhos que podem dar vida a Mystic Manor!
Para sua surpresa, a caixa libera uma fita de energia mística que causa grande estrago ao redor da mansão. Quando a atração estreou em 2013, os fãs elogiaram as novas imagens, sons e enredo. Os visitantes vão junto enquanto Albert se encontra em situações perigosas, movendo-se de sala em sala, com cada área ganhando vida com os espíritos que ele acabou de libertar.
Conforme os visitantes se movem pela atração, eles também notam o tema Mystic Manor, composto pela lenda da Disney Danny Elfman, que toca em toda a atração e muda ao longo do passeio, conforme se adapta à inspiração geográfica de cada sala. Mystic Manor é frequentemente descrita como eclética, dada sua estrutura incomum, que é uma amálgama de vários estilos muito diferentes.
Os Imagineers encontraram inspiração na agora demolida Bradbury Mansion em Los Angeles, Califórnia. Como a mansão pertence a Lord Henry Mystic, um explorador muito viajado, os Imagineers queriam que sua casa refletisse suas muitas aventuras ao redor do mundo. A arquitetura básica tem uma distinta influência vitoriana; no entanto, as torres de Mystic Manor foram inspiradas nas igrejas abobadadas de Moscou e São Petersburgo, Rússia. Alusões arquitetônicas à Espanha, Norte da África e outros locais que Lord Mystic se aventurou podem ser encontradas em toda a mansão.
O que começou na New Orleans Square no parque Disneyland se tornou muito mais, espalhando-se pelo mundo e continuando a encantar os visitantes todos os dias. E durante temporadas selecionadas no Disneyland Resort, ele passa por uma alegre reforma inspirada em “O Estranho Mundo de Jack, de Tim Burton”. Na verdade, o Haunted Mansion Holiday reabriu para os hóspedes aproveitarem no parque Disneyland hoje!
Fonte: Disney Parks Blog