Na data de ontem (12 de novembro de 2018) faleceu a lenda Stan Lee com 95 anos e a Disney, no seu blog oficial, publicou um bonito artigo com o objetivo de lamentar a sua morte, mas principalmente para homenageá-lo.
“Stan Lee foi tão extraordinário quanto os personagens que ele criou. Um super-herói para todos os fãs da Marvel em todo o mundo, Stan tinha o poder de inspirar, entreter e conectar-se. A escala de sua imaginação só foi superada pelo tamanho de seu coração ”, disse Bob Iger, presidente e CEO da The Walt Disney Company.
Stanley Martin Lieber, também conhecido como Stan Lee, amava escrever e desde cedo queria criar estórias como aquelas constantes dos seus livros e filmes favoritos, que ele consumia vorazmente. O jovem Stanley teve vários empregos até o dia em que se viu como assistente de uma editora de quadrinhos – a Timely Comics. E entre reabastecer os tinteiros dos artistas, apagar linhas de lápis de páginas em quadrinhos e servir um número incontável de almoços, Stanley expressou seu desejo de escrever e criar contos de sua autoria; na edição de maio de 1941 do CAPTAIN AMERICA COMICS #3, ele atingiu o que buscava. E os leitores conheceram naquela edição, “Captain America Foils the Traitor’s Revenge”, com a assinatura de “Stan Lee”. Nascia, nessa ocasião, uma estrela.
Com Stan no seu comando, a Timely Comics transformou-se primeiro na Atlas Comics e depois no nome na Marvel Comics, onde, como editor-chefe, Stan “The Man” Lee escreveu todos os títulos da Marvel e trabalhou com personalidades como: Jack Kirby, Steve Ditko, Gene Colan e John Romita,
Stan começou a construir um universo interligado, no qual os fãs sentiam como se pudessem virar uma esquina e deparar com um super-herói dada a riqueza da sua coleção de personagens como: Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, Thor, Homem de Ferro, Hulk, X-Men e tantos outros.
Os fãs da Marvel em Stan Lee um amigo em Stan Lee. E através do “Stan’s Soapbox” ele tinha oportunidade de falar diretamente com seus leitores. Stan sempre buscou novas formas de criar seus quadrinhos, não por outro motivo, criou o “Marvel method” de plotagem e arte, criando algumas das estórias mais icônicas da indústria até hoje.
De editor-chefe, Stan passou para editor da Marvel Comics em 1972; e, em razão do seu amor sincero pelos quadrinhos, chegou até mesmo a fazer palestras em universidades. Uma geração inteira de jovens leitores expandiu e fortaleceu seu vocabulário e conhecimento através das histórias de Stan.
Nos últimos anos, ele assumiu novos projetos fora da Marvel, mas sempre manteve-se atento ao universo que criou, observando com orgulho enquanto continuava a crescer e se expandir.
Stan trabalhou incansavelmente para promover os personagens da Marvel para a indústria cinematográfica, e suas participações em filmes e séries de televisão se tornaram uma parte importante de seu legado.
Ao longo dos anos, Stan foi amplamente reconhecido por suas realizações notáveis, recebendo a National Medal of Arts, sendo nomeado para o Will Eisner Award Hall of Fame, assim como para o Jack Kirby Hall of Fame; e além disso, Disney Legend. Ele continuou a trabalhar, escrever e aproveitar a vida e a criatividade todos os dias – e o mundo é melhor por conta disso!.
Desta forma, a Marvel e toda a The Walt Disney Company saúdam a vida e a carreira de Stan Lee pelo qual teremos gratidão eterna por suas realizações inigualáveis. Toda vez que abrirmos uma estória em quadrinhos da Marvel, Stan estará lá!
Smith, Thomas. 2018. “Remembering Stan Lee”. Disney Parks Blog. Accessed November 13 2018. https://disneyparks.disney.go.com/blog/2018/11/remembering-stan-lee/.