No dia 4 de março deste ano foi inaugurada no parque Disney’s Hollywood Studios a primeira atração totalmente dedicada aos icônicos ratinhos Mickey e Minnie, a popular Mickey & Minnie’s Runaway Railway.
E como Walt Disney recordou certa vez, tudo começou com um rato! Portanto, vamos relembrar alguns momentos relevantes da sua linda estória:
- Walt Disney chegou a Hollywood em agosto de 1923 e fundou o Disney Brothers Cartoon Studio em outubro daquele ano. Apenas cinco anos depois, Mickey Mouse estreou na tela de cinema e apareceu em uma série de 130 curtas-metragens de animação de 1928 a 1953, com quatro curtas-metragens adicionais lançados entre 1983 e 2013. Desde 1955, ele tem sido uma presença frequente em televisão também.
- Steamboat Willie (1928) O primeiro desenho animado do Mickey Mouse lançado (embora tenha sido o terceiro desenho animado do Mickey) também foi o primeiro curta animado com som sincronizado. Mickey é um marinheiro travesso em um barco sob o comando do tirano capitão Pete; Minnie é uma passageira atrasada que se junta a Mickey na produção musical.
- The Karnival Kid (1929) O primeiro desenho animado em que Mickey fala (“Hot dogs! Hot dogs!”). Ele também famosamente inclina seus ouvidos para Minnie, prenunciando os acessórios para os ouvidos de Mickey e Minnie populares hoje em dia.
- The Chain Gang (1930) A primeira aparição de um cão que rapidamente se tornaria o companheiro canino de Pluto.
- The Moose Hunt (1931) Pluto aparece oficialmente como o cachorro de Mickey.
- Mickey’s Revue (1932) A primeira aparição de Pateta, como Dippy Dawg.
- Desfile dos indicados ao prêmio (1932) A primeira aparição em quadrinhos de Mickey, esse curta de dois minutos só foi exibido no banquete do Oscar de 18 de novembro de 1932 e nunca foi destinado ao público. Como tal, ele não foi visto novamente até o lançamento em DVD de 2001, Walt Disney Treasures: Mickey Mouse in Living Color.
- Orphan’s Benefit (1934) A primeira aparição do Pato Donald em um desenho animado do Mickey.
- The Band Concert (1935) O primeiro curta de Mickey Mouse em Technicolor. O filme forneceu a inspiração temática para Silly Symphony Swings na Disney California Adventure no Disneyland Resort.
- Fantasia (1940) O lendário musical animado de Walt originou-se como um curta-metragem ambicioso baseado no poema sinfônico do compositor francês Paul Dukas, baseado no poema de Goethe de 1797 com o mesmo nome. O curta estava se mostrando tão caro que Walt o expandiu para um show, marcando a primeira aparição de Mickey no cinema e a estreia de um som estereofônico teatral nos cinemas.
- The Simple Things (1953) Lançado em 18 de abril de 1953, esse curta foi a entrada regular final da série teatral de desenho animado Mickey Mouse.
- O Mickey Mouse Club (1955-1959) Mickey era o coração dessa série de variedades diárias de TV para crianças, com uma hora de duração. As famosas orelhas de Mickey eram um item básico do elenco, e os desenhos de Mickey eram frequentemente exibidos no programa. O Mickey Mouse Club de março do apresentador Jimmie Dodd abriu e fechou todos os shows.
- Mickeys Christmas Carol (1983) Uma adaptação de Charles Dickens A Christmas Carol, esse foi o primeiro desenho teatral original do Mickey Mouse produzido em mais de 30 anos.
- Prince and the Pauper (1990) Este featurette animado foi inspirado na história de Mark Twain com o mesmo nome. Foi o uso final da Disney dos processos tradicionais de tinta e tinta e câmera antes de serem substituídos por equivalentes digitais.
- Runaway Brain (1995) O primeiro filme de tela grande de Mickey desde 1990 foi indicado ao Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.
- Fantasia 2000 (1999), a virada memorável de Mickey como The Sorcerers Apprentice foi o único segmento da Fantasia original que retornou para esta sequência, juntamente com uma nova aparência intersticial.
- Mickey Mouse Clubhouse (2006-2016) A primeira série animada por computador da Disney, estrelada por Mickey, também apresentou Minnie, Pateta, Donald, Pluto e Margarida, que se juntaram a Mickey em um mundo interativo e vívido que convidava jovens espectadores a ajudar a solucionar desafios e superar obstáculos. Guiados por um currículo específico, a série focada na aprendizagem, repleta de músicas e diversão foi projetada para introduzir habilidades de resolução de problemas e matemática de maneira divertida.
- Curtas de desenho animado do Mickey Mouse (2013-presente) Esta série de curtas premiados com o Emmy apresenta Mickey, Minnie e amigos em uma ampla variedade de situações humorísticas que mostram sua coragem e indisciplina, além de seu charme e bom coração.
- “Mickey and the Roadster Racers”/“Mickey Mouse Mixed-Up Adventures” (2017-presente) Mickey, Minnie e seus amigos passam por aventuras loucas por toda Hot Dog Hills em locais divertidos, incluindo a pista de corrida, a nova casa cheia de gadgets do Mickey e o Mixed- Up Motor Lab na garagem do Mickey. Minnie e Margarida também administram uma empresa de sucesso, resolvendo problemas para qualquer pessoa que precise de ajuda.
A nova atração conta com uma nova música original Nothing Can Stop Us Now. E ao longo da trajetória do Mickey Mouse as melodias sempre se destacaram nas suas estórias, eis alguns momentos relevantes:
- O lançamento de Steamboat Willie em 1928 foi revolucionário não apenas por sua inovação técnica em som, mas por trazer Mickey para sempre junto com a música. O curta apresentava uma partitura musical organizada por Wilfred Jackson e Bert Lewis, e incluía Steamboat Bill, uma música de 1911 de Arthur Collins e a música folclórica americana do século XIX “Turkey in the Straw”.
- Escrito por Walt Disney e Carl Stalling, Minnies Yoo-Hoo no curta de 1929 Mickeys Follies se tornou um sucesso pop. Foi usada como música tema dos primeiros Mickey Mouse Clubs da década de 1930, e também foi a primeira música da Disney a ser lançada em partituras, em 1930.
- O Mickey Mouse Club (1955) Music foi a base deste inovador programa de variedades para crianças. Foram utilizados os padrões da Disney, canções folclóricas e dezenas de composições originais; muitos deles foram lançados como partituras e discos. Diversão com música era o tema dos shows toda segunda-feira.
- Mickey Mouse Revue (1971) Em 1º de outubro de 1971, Mickey Mouse Revue foi aberta junto com o resto do Magic Kingdom Park no Walt Disney World Resort, na Flórida. No ambicioso programa dos áudio-animatrônicos, Mickey serviu como maestro de orquestra de personagens amados da Disney em um concerto musical de músicas de filmes clássicos da Disney. A atração foi transferida para a Disneylândia de Tóquio para a inauguração do parque em 15 de abril de 1983 e tocada até 2009.
- Mickey Mouse Disco (1979) A musicalidade do Mickey certamente acompanhou os tempos e, em 1979, este álbum lançado pela Disneyland Records incluía versões discotecas de canções da Disney e versões Disney de hits de discotecas! Mickey Mouse Disco foi relançado em CD em 1995 e atualmente está disponível através de serviços de música digital.
- Uma experiência musical animada em 3D, Mickeys PhilharMagic abriu no Magic Kingdom Park no Walt Disney World em 2003. Os membros da platéia que entram na sala de concertos usam óculos de ópera 3D e sentam-se em frente a uma tela envolvente de 180 pés de largura e 180 graus. Quando Donald veste Mickeys Sorcerers Hat e decide tentar conduzir o concerto, ele de repente mergulhou no mundo dos sonhos em 3D das sequências musicais animadas clássicas da Disney. A Mickeys PhilharMagic abriu posteriormente em Hong Kong Disneyland, Tóquio Disneyland, Disneyland Park em Paris e Disney California Adventure.
- A música desempenha um papel importante na mais recente série de curtas de desenho animado do Mickey Mouse, que estreou em 2013, apresentando o trabalho do compositor britânico Christopher Willis, que também escreveu Nothing Can Stop Us Now para Mickey & Minnie’s Runaway Railway.
Walt sempre foi apaixonado por locomotivas e na edição de outubro de 1965 da Railroad Magazine isso tornou-se evidente. Ele, ainda quando garotinho, morava em uma fazenda perto de Marceline, Missouri, numa época em que as ferrovias destacavam-se com os seus motores a vapor formidáveis e emocionantes.
Ao longo de sua vida pessoal e carreira profissional, Walt garantiu que as ferrovias sempre fizessem parte da cultura da Disney, uma tradição que continua na Mickey & Minnie’s Runaway Railway. Mais alguns destaques:
- Walt era vendedor de jornais em locomotivas quando adolescente. Em 1916, quando eu tinha 15 anos, lembrava Walt, procurei alguma maneira de ganhar dinheiro até o ensino médio reabrir no outono. Meu irmão Roy, que havia sido empregado pelo sistema Fred Harvey como vendedor de jornais nas locomotivas de Santa Fe, vendendo revistas, amendoins, doces, maçãs, refrigerantes, charutos etc. sugeriu que eu me candidatasse a um emprego semelhante.
- Walt chegou a Hollywood em agosto de 1923, na linha California Limited da Atchison, Topeka e Santa Fe Railroad.
- No Choo-Choo de Mickey (1929), Mickey é o maquinista de um trem excêntrico e Minnie é sua passageira musical no 11º curta do Mickey Mouse.
- O hobby terapêutico de fabricação de miniaturas levou Walt em 1949 a construção da Carolwood Pacific Railroad (CPRR), uma ferrovia em miniatura de 7 polegadas no quintal de sua casa em Holmby Hills (na arolwood Avenue) bairro de Los Angeles. A locomotiva a vapor em escala 1: 8, a Lilly Belle, recebeu o nome da esposa de Walt, Lillian. Foi essa miniatura que inspirou Walt a colocar trens em tamanho real em seus parques temáticos.
- Os trens a vapor são encontrados em todos os parques da Disney em todo o mundo, com exceção da Shanghai Disneyland.
- Estreando apenas 15 dias após a abertura da Disneyland em 1955, o Casey Jr. Circus Train trouxe uma segunda atração com tema ferroviário ao parque. Casey Jr. foi modelado após o trem antropomórfico no filme da Disney em 1941, Dumbo, e leva os hóspedes em carros fantasiosos pelo mundo em miniatura de Storybook Land.
Fonte: wdwnews.com