Fonte: Orlando Sentinel
Entrou em vigor em 1º de janeiro de 2013 uma nova lei no estado da Flórida que obriga os estrangeiros a apresentarem além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também a Permissão Internacional para Dirigir (PID).
A intenção da nova lei foi a de facilitar para os policiais de maneira que poderiam verificar as licenças já no seu próprio idioma.
Todavia, tão logo entrou em vigor essa nova lei causou a irresignação de muitos turistas, agências de viagens e até mesmo as locadoras de veículos não estão – até a presente data – exigindo a apresentação da Permissão Internacional para Dirigir (PID), bastando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Em 15 de fevereiro do fluente exercício foi publicado no site do Florida Department of Highway Safety and Motor Vehicles – link – um comunicado com o objetivo de informar que irão adiar – suspender – a aplicação da nova lei assim como que estão atuando no sentido de evitar qualquer desconforto aos visitantes de todo o mundo.
Além dos custos e do tempo para a confecção de tal documento, também se tem questionado a respeito da própria legalidade da nova regra já que acredita-se que viola a Convenção de Genebra sobre o trânsito rodoviário, tratado internacional que os Estados Unidos são signatários.
No entanto, para aqueles que não querem aguardar uma posição definitiva a respeito da aplicação da nova lei ou eventual alteração é realmente aconselhável solicitar a sua PID. Em São Paulo é possível requerer tal documento diretamente através do site do Detran – link – o valor é de R$ 224,07 já com as despesas de envio.