A vitória do corredor brasileiro Vanilson Neves marca a 17ª vitória do país nas últimas 19 Maratonas do Walt Disney World; Corredora de Michigan reivindica o título feminino; a corrida encerra um fim de semana de evento de quatro dias com entretenimento Disney adorado, mercadorias legais, medalhas líderes do setor e personagens clássicos da Disney
LAKE BUENA VISTA, Flórida (7 de janeiro de 2024) – A rivalidade mágica entre dois parceiros de treino brasileiros continuou no domingo, quando Vanilson Neves derrotou o compatriota Daniel dos Santos pela segunda vez nos últimos três anos para vencer a Walt Disney World Marathon.
No ano passado, dos Santos superou Neves para vencer a corrida de 42,2 milhas, mas desta vez Neves venceu o confronto. A vitória marcou a 17ª vez nos últimos 19 anos que um brasileiro venceu esta popular corrida, que atrai anualmente milhares de corredores de todo o país e de outros lugares.
Na divisão feminina, Stephanie Muscat, de Grand Rapids, Michigan, foi uma vencedora surpresa, já que foi sua primeira maratona. Muscat, que é originária da Inglaterra e foi nadadora competitiva na faculdade, cruzou a linha de chegada bem à frente do campo para registrar seu tempo de vitória de 2:48:08, cinco minutos à frente de Georganne Watson de Phoenixville, Pensilvânia (2 :53:12) e Samantha Palmer de Gainesville, Flórida (2:53:48).
Brian Siemann, de Savoy, Illinois, dominou a divisão de cadeiras de rodas pela oitava vez consecutiva (1:58:18), terminando mais de uma hora à frente do segundo colocado Mike Greer, do Canadá (3:22:32). E Heather Sealover, de Bossier City, Louisiana, foi a primeira mulher a terminar em cadeira de rodas (2:04:38), superando Liden Williamson de Seguin, Texas (2:07:18).
A vantagem de Neves sobre dos Santos não era tão grande. Correndo em meio a temperaturas frescas pela manhã e céu nublado pelos quatro parques temáticos da Disney, Neves chegou à frente do pelotão e permaneceu lá durante as etapas finais da corrida. Seu tempo de 2:26:51 ficou apenas segundos à frente de Santos (2:27:25) e Prescott Leach de Waltham, Massachusetts (2:28:17).
Foi um resultado particularmente satisfatório para Neves, que disse ter deixado de comemorar o Natal e o Réveillon para se concentrar na reta final do treino. Agora, com a vitória de domingo em mãos, ele disse que planeja finalmente deleitar-se com o espírito das férias e brindar ao seu desempenho na maratona.
Sem dúvida, milhares de corredores comemoraram suas performances na maratona comemorando nos parques temáticos da Disney, o final perfeito para um fim de semana de corrida repleto de entretenimento Disney, personagens e uma atmosfera única de camaradagem entre corredores de todas as idades e níveis de habilidade. Ao todo, o evento contou com provas de 5 km, 10 km, meia maratona e uma maratona, além de uma exposição de saúde e fitness.
O próximo é o retorno do Disneyland Half Marathon Weekend no Disneyland Resort na Califórnia no próximo fim de semana, seguido pelo Disney Princess Half Marathon Weekend (22 a 26 de fevereiro) no Walt Disney World Resort.