Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos já considera o furacão Irma como extremamente perigoso
O furacão Irma já atingiu a categoria 5 – a mais forte na escala Saffir-Simpson com ventos que podem superar velocidades de 280 km/h – e está se dirigindo para o Caribe e o Estados Unidos conforme informou o National Hurricane Center (“Centro Nacional de Furacões dos EUA”).
A Flórida está em estado de emergência pois é esperado que o furação alcance o sul da Flórida no próximo sábado (09 de setembro de 2017). Não por outro motivo o governador Rick Scott já convocou a Florida Air and Army National Guard para apoiar o planejamento, a logística e as operações de preparação para possíveis impactos do furacão Irma; e, também suspendeu pedágios em todas as estradas da Flórida.
Segundo os metereologistas, na quinta-feira o caminho do Irma já estará mais definitivo. De toda forma, a orientação do governador Rick Scott é “Não sente e espere, prepare-se agora … … Na Flórida, sempre nos preparamos para o pior e esperamos o melhor”.
Rick Scott também conversou o presidente Donald Trump a respeito da eventual necessidade de liberação de recursos federais.
Just spoke to @POTUS – he offered the full resources of the federal government as Floridians prepare for Hurricane Irma.
— Rick Scott (@FLGovScott) September 5, 2017
Vale lembrar que tal ameaça surge pouco depois – duas semanas – após o furacão Harvey ter devastado o Texas e a Louisiana, deixando mais de um milhão de pessoas sem abrigo.