Fonte: Orlando Sentinel
Informou Dewayne Bevil, na data de ontem (02 de dezembro de 2013), na sua seção “Theme Park Rangers” no periódico Orlando Sentinel – link – que a querida baleira Shamu irá tirar férias no ano que vem, provavelmente durante o período do início de janeiro até o começo de abril de 2014.
Acontece que o Shamu Stadium, lar da Shamu e onde é executado o espetáculo “One Ocean” que estreou em 2011, será fechado por aproximadamente 03 (três) meses para a sua manutenção, ou seja, para que a piscina possa receber nova pintura, os painéis que separam os animais do público substituídos e outras providências.
“Esta é a primeira vez que nós paralisamos o show para que seja possível fazer a manutenção do estádio, mas também é a primeira vez que temos que adotar tal providência desde a sua inauguração em 1984,” disse Nick Gollattscheck, porta-voz do SeaWorld Orlando.
A experiência “Dine With Shamu” que inclui refeição e demonstração de métodos de treinamento também será suspensa durante o começo do próximo ano e deve ser retomada em abril, segundo informou Gollattscheck. Os parques de Orlando geralmente tem um público menor no primeiro trimestre do ano.
Durante o período que o estádio de 5.000 assentos permanecer fechado o SeaWorld irá oferecer a experiência “Shamu Up Close,” uma apresentação na superfície e também debaixo d’água com interação. Tal atração será levada a efeito onde é realizada a “Dine With Shamu” e pode acomodar algumas centenas de convidados, informou o SeaWorld.
Não haverá mudanças nos equipamentos de segurança durante a realização da manutenção do estádio, disse Gollattscheck.
A segurança dos funcionários do SeaWorld foi examinada pelos reguladores federais desde o falecimento da treinadora Dawn Brancheau em 2010. Atualmente os treinadores não interagem mais com os animais dentro d’água.
O SeaWorld tem investido milhões de dólares ao longo dos anos para desenvolver e implementar novos recursos de segurança nos complexos das baleias orcas. Um novo elevador de emergência foi instalado numa das piscinas menores do SeaWorld Orlando, enquanto outro está em construção no SeaWorld de San Diego e um terceiro será implantado no SeaWorld de San Antonio.
Gollattscheck disse que todo o trabalho realizado não tem relação com a segurança nem tampouco com as críticas por manterem baleias cativas – documentário “Blackfish” – o qual o SeaWorld entende imprecisas e enganosas.
“Trata-se apenas de uma manutenção que tem que ser realizada sem água na piscina,” ele disse.
Informação divulgada oficialmente pelo SeaWorld Parks & Entertainment:
A partir de Janeiro de 2014 até a primavera no Hemisfério Norte, será realizada uma manutenção de rotina na piscina principal do Shamu Stadium no SeaWorld Orlando (FL). Por esse motivo, o show One Ocean e a experiência Dine with Shamu não estarão disponíveis no período. No entanto, os visitantes não deixaram de ter uma experiência inesquecível com as orcas.
Uma atração preparada especialmente para este período dará a todos a oportunidade de viver uma experiência muito próxima das majestosas orcas. Shamu Up Close é o nome desta nova atração, a qual apresentará esses animais tanto debaixo d’água quanto na superfície.
Durante todo o dia, os visitantes poderão participar dessas apresentações, que foram desenhadas para oferecer uma maneira nova e diferente de presenciar as habilidades e técnicas dos treinadores e também a relação que estes têm com as orcas. Será uma oportunidade de estar ainda mais próximo dos animais e aprender muito mais sobre eles.
Tanto o One Ocean quanto o Dine with Shamu retornam na primavera americana de 2014.
Todo grande palco, ícone e monumento nacional têm a necessidade de passar por manutenções de rotina. E assim também será no SeaWorld Orlando.