O Busch Gardens Tampa Bay anunciou o nascimento de uma fêmea de orangotango de Bornéu, gravemente ameaçada de extinção. O nascimento significa um marco nos esforços de conservação do orangotango entre instalações zoológicas credenciadas, como o Busch Gardens Tampa Bay, que participam do Plano de Sobrevivência de Espécies (SSP) da Associação de Zoológicos e Aquários (AZA) para garantir o bem-estar e a prosperidade futura deste recém-nascido. e sua espécie.
Entregue com sucesso por cesariana no sábado, 13 de abril de 2024, a residente no parque, Luna, o recém-nascido pesava três libras e quatro onças no momento do nascimento. O processo de parto foi liderado por uma equipe de profissionais médicos e zoológicos de diversas organizações para garantir que tanto a mãe quanto o recém-nascido recebessem o mais alto padrão de atendimento.
Luna permanece em recuperação enquanto se recupera de uma cirurgia sob cuidados 24 horas por dia na moderna casa Orangutan do Busch Gardens Tampa Bay. Assim que Luna e seu recém-nascido estiverem estabilizados, eles serão reunidos e monitorados de perto pela equipe altamente qualificada de cuidados de animais do parque.
Encontrado exclusivamente na ilha de Bornéu, o orangotango de Bornéu é a terceira maior espécie de macaco e a maior espécie de macaco arbóreo ou que vive em árvores. O orangotango de Bornéu está listado como criticamente ameaçado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A recente adição à tropa do parque faz parte da participação do Busch Gardens Tampa Bay no Species Survival Plan® (SSP) da Associação de Zoológicos e Aquários (AZA). A missão do SSP é gerenciar cooperativamente populações de espécies específicas dentro de instalações credenciadas pela AZA, como o Busch Gardens Tampa Bay, e educar os hóspedes sobre seu papel na gestão e conservação ambiental.