Richard M. Sherman, Disney Legend, da dupla de compositores vencedora do Oscar® Sherman Brothers (com seu falecido irmão, Robert B. Sherman), faleceu no sábado, 25 de maio, no Cedars-Sinai Medical Center em Beverly Hills, devido a uma doença relacionada à idade. Ele tinha 95 anos. Um dos compositores-letristas mais prolíficos na história do entretenimento familiar e um membro chave do círculo interno de talentos criativos de Walt Disney, Richard recebeu nove indicações ao Oscar (ganhando dois Oscars® por seu trabalho no clássico de 1964 Mary Poppins), ganhou três prêmios GRAMMY® e recebeu 24 álbuns de ouro e platina ao longo de sua carreira de 65 anos. Sua carreira abrangeu desde os primeiros dias do rock n’ roll (com sucessos como “You’re Sixteen”) e televisão até a Broadway e Hollywood.
Gerações de espectadores de cinema e visitantes de parques temáticos foram apresentados ao mundo da Disney através das magníficas e atemporais canções dos Sherman Brothers. Mesmo hoje, o trabalho da dupla continua sendo a voz lírica por excelência de Walt Disney. Os Sherman Brothers talvez sejam mais conhecidos por seu trabalho em Mary Poppins (1964), pelo qual ganharam dois Oscars: Melhor Trilha Sonora – Substantivamente Original e Melhor Canção Original por “Chim Chim Cher-ee”. Outra canção querida do filme, “Supercalifragilisticexpialidocious”, tornou-se um sucesso pop, entrando no Billboard Hot 100 em 1965, enquanto a canção de ninar “Feed the Birds” tornou-se uma das favoritas de Walt.
“Richard Sherman foi a personificação do que significa ser uma Lenda da Disney, criando, junto com seu irmão Robert, os clássicos amados que se tornaram uma parte querida da trilha sonora de nossas vidas,” disse Bob Iger, CEO da The Walt Disney Company. “De filmes como Mary Poppins e Mogli – O Menino Lobo a atrações como ‘it’s a small world,’ a música dos Irmãos Sherman conquistou os corações de gerações de públicos. Somos eternamente gratos pela marca que Richard deixou no mundo, e estendemos nossas mais profundas condolências à sua família.”
Pete Docter, Diretor Criativo da Pixar Animation Studios, disse: “Você não cria canções como ‘A Spoonful of Sugar’ sem um genuíno amor pela vida, que Richard transmitiu a todos que tiveram a sorte de estar ao seu redor. Mesmo nos seus 90 anos, ele tinha mais energia e entusiasmo do que qualquer pessoa, e eu sempre saía renovado pela alegria contagiante de Richard pela vida.”
“Os irmãos Sherman eram otimistas profissionais que encontraram um patrono perfeito em Walt Disney. Suas canções tinham uma visão positiva que transbordava na vida de Richard, que não estava isenta de problemas e desafios,” disse Leonard Maltin, historiador de cinema, autor e educador. “Ele tinha um orgulho especial por ele e seu irmão continuarem uma carreira de compositores como seu pai, que os encorajou desde cedo.”
Nascido em 12 de junho de 1928, na cidade de Nova York, Richard e seu irmão seguiriam, anos depois, os passos de seu pai compositor do Tin Pan Alley, Al Sherman. A família Sherman mudou-se para Beverly Hills em 1937, após anos de mudanças pelo país. Richard frequentou a Beverly Hills High School antes de se especializar em música no Bard College. Recrutado para o Exército dos Estados Unidos, ele serviu como maestro da banda do Exército e do clube de canto de 1953 a 1955.
Em 1951, Gene Autry foi o primeiro a gravar uma canção dos irmãos Sherman, “Gold Can Buy You Anything But Love”. Mas o grande sucesso dos compositores só viria sete anos depois, quando a Mouseketeer (e futura Lenda da Disney) Annette Funicello gravou sua canção “Tall Paul”. Essa música alcançou a posição nº 7 nas paradas, vendendo mais de 700.000 singles.
O sucesso de tais músicas chamou a atenção de Walt, que contratou os irmãos Sherman como compositores da equipe do The Walt Disney Studios. Sua primeira tarefa: escrever uma canção para o filme feito para a televisão The Horsemasters (1961), estrelado por Funicello. Logo, eles contribuiriam para filmes como O Professor Aloprado (1961), A Noviça Rebelde (1961), Summer Magic (1963), A Espada Era a Lei (1963), Mary Poppins (1964), Aquele Gato Danado (1965), O Ursinho Puff e a Árvore de Mel (1966), Mogli – O Menino Lobo (1967), The Happiest Millionaire (1967), Aristogatas (1970) e Se Minha Cama Voasse (1971). Eles escreveriam mais de 200 canções para cerca de 27 filmes e 24 produções televisivas.
Eles também contribuíram com músicas para várias atrações de parques temáticos ao redor do mundo, incluindo “There’s a Great Big Beautiful Tomorrow,” “The Tiki, Tiki, Tiki Room,” e “It’s a Small World”—que Richard certa vez descreveu como “uma oração pela paz.” No início dos anos 1980, os irmãos retornaram para escrever canções para o EPCOT Center (agora conhecido como EPCOT) e Tokyo Disneyland, incluindo “One Little Spark” e “Meet the World.”
No início dos anos 1970, os irmãos Sherman deixaram The Walt Disney Studios para buscar outros projetos cinematográficos. Após seu trabalho com a Disney, os Irmãos Sherman continuaram a fornecer uma gama de músicas, canções e roteiros ocasionais para filmes familiares memoráveis como Chitty Chitty Bang Bang (1968), Snoopy Come Home (1972), A Menina e o Porquinho (1973), As Aventuras de Tom Sawyer (1973), Huckleberry Finn (1974), e The Slipper and the Rose (1976).
Os irmãos Sherman fizeram história em 1973 ao se tornarem os únicos americanos a ganhar o 1º Prêmio no Festival de Cinema de Moscou. O equivalente russo ao Oscar foi concedido aos Irmãos Sherman pelo musical de filme The Adventures of Tom Sawyer, para o qual eles escreveram o roteiro e as canções. Em 1976, The Slipper and the Rose foi selecionado para a apresentação anual Royal Command da Grã-Bretanha. Este filme também apresenta um roteiro e trilha musical dos irmãos Sherman.
Richard e seu irmão foram introduzidos como Disney Legends (Lendas da Disney) em 1990.
Em 1992, a Walt Disney Records lançou uma coleção retrospectiva de sua música, The Sherman Brothers: Disney’s Supercalifragilistic Songwriting Team. Os irmãos retornaram ao estúdio em 1998 para compor música para The Tigger Movie; naquele ano, eles também escreveram sua autobiografia, Walt’s Time: From Before to Beyond. Em 2009, uma segunda compilação de sucessos, The Sherman Brothers Songbook, foi lançada, e suas histórias de vida foram contadas no documentário The Boys: The Sherman Brothers’ Story (dirigido pelo filho de Richard, Gregory V. Sherman, em colaboração com o filho de Robert, Jeffrey Sherman).
Em 2005, Richard e Robert foram introduzidos no Hall da Fama dos Compositores. Três anos depois, os irmãos foram premiados com a Medalha Nacional das Artes, “por canções inesquecíveis e letras otimistas que trouxeram magia para a tela e o palco. A música dos irmãos Sherman ajudou a trazer alegria para milhões.” Durante a cerimônia, realizada na Casa Branca, a Primeira-Dama Laura Bush observou: “Estas medalhas reconhecem grandes contribuições para a arte, música, teatro, literatura, história e bolsa de estudos geral… Os recipientes da Medalha Nacional das Artes representam a amplitude da criatividade americana e a profundidade do espírito humano.”
Em 2010, Richard e o compositor vencedor de prêmios John Debney colaboraram na canção “Make Way for Tomorrow Today” para o filme da Marvel Studios, Homem de Ferro 2. Naquele mesmo ano, a The Walt Disney Company saudou os irmãos Sherman por suas contribuições musicais para os Parques Disney em todo o mundo. Eles foram homenageados com sua própria “janela” na Main Street, U.S.A. (no Disneyland Park na Califórnia), que afirma: “Dois Compositores de Melodias – Richard M. Sherman e Robert B. Sherman: Escreveremos Suas Melodias Por Uma Canção.”
Richard foi precedido na morte por seu irmão em 2012. No ano seguinte, os atores B. J. Novak e Jason Schwartzman interpretaram Robert e Richard, respectivamente, em Saving Mr. Banks (2013), um relato dramatizado da criação de Mary Poppins. Cinco anos depois, o Walt Disney Studios em Burbank, Califórnia, rededicou o Estúdio A como o Estúdio Sherman Brothers. Na época, Richard disse: “Tem sido uma alegria, tem sido uma honra, e tem sido um privilégio trabalhar aqui no Walt Disney Studios, trabalhando para Walt Disney e para todas as pessoas brilhantes com quem Bob e eu nos associamos ao longo dos anos.”
Em 2015, um especial de televisão que narra sua vida, Richard M. Sherman: Songs of a Lifetime, produzido pela Lenda da Disney Don Hahn, estreou na PBS SoCal. Também em 2015, para a Celebração do Diamante do Disneyland Resort, Richard contribuiu com a canção “A Kiss Goodnight,” que estava ligada ao seu livro de 2017 de mesmo título, da Disney Editions. Para o Walt Disney Studios, Richard escreveu novas letras para o live-action de Mogli – O Menino Lobo (2016) e, dois anos depois, apareceu em Christopher Robin, para o qual compôs três novas canções.
Mais recentemente, Richard escreveu uma nova canção (com o compositor Fabrizio Mancinelli) para o curta de animação de 2023 do Disney Legend Andreas Deja, Mushka. A canção, intitulada “Mushka’s Lullabye,” foi cantada pela soprano aclamada Holly Sedillos.
Em 2023, o Walt Disney Animation Studios revisitou seus 100 anos de história no curta Once Upon a Studio. Richard retornou ao escritório de Walt – o mesmo lugar onde ele e Robert costumavam tocar “Feed the Birds” para Walt nas tardes de sexta-feira – para tocar piano em uma sequência chave.
Richard deixa sua esposa de 66 anos, Elizabeth; seu filho Gregory e os netos William e Matthew; sua filha Victoria Wolf, seu genro Doug Wolf, e os netos Mandy e Anthony. Ele também é deixa uma filha de um casamento anterior, Lynda Rothstein, assim como seus dois filhos e três netos. Um funeral privado está programado para sexta-feira, 31 de maio, no Hillside Memorial Park and Mortuary em Los Angeles. Planos para uma celebração da vida serão anunciados em data posterior.
Fonte: The Walt Disney Company