Na data de ontem (03 de abril de 2017) a Disney realizou em São Paulo, no restaurante Capim Santo (Jardins), um evento para celebrar a inauguração de Pandora – The World of Avatar (“Pandora – O Mundo de Avatar”) que se dará no dia 27 de maio de 2017 e que representa a maior expansão do parque Disney’s Animal Kingdom.
Para o evento o restaurante se encheu de tons azuis com um toque da magia Disney para entrar no clima de Avatar e em breves pinceladas, Paula Hall (Gerente de Relações Públicas da Disney) esclareceu a todos a respeito da nova área temática discorrendo sobre as suas duas principais atrações.
A primeira delas voltada para toda a família, um passeio por um rio que atravessa uma floresta bioluminescente (Na’vi River Journey) que não apresenta nenhuma restrição para que todos possam participar; já a outra, denominada Avatar Flight of Passage será mais forte, para quem realmente gosta de fortes emoções e irá permitir que os convidados voem montados Banshees por florestas, montanhas flutuantes e oceanos, e que portanto, terá restrição exigindo a altura mínima de 1,12 m.
Além disso, Pandora também terá uma loja temática denominada Windtraders, um bar, o Pongu Pongu; e um restaurante, o Stau’li Canteen.
Para quem não se recorda o primeiro filme da franquia, escrito e dirigido por James Cameron, foi lançado em 2009, e narra o conflito que acontece em Pandora (por volta do ano 2154) quando os seus habitantes, os colonizadores humanos e os Na’vi, passam a guerrear por conta da disputa pelos recursos do planeta.
Por conta do grande lapso temporal entre o filme e a inauguração da nova temática muitos se perguntam se os convidados irão compreender o universo retratado pela Disney. Entrevistado pelo Orlando Sentinel, o Imagineiro Joe Rohde informou que ele e a sua equipe atentaram para esse fato buscaram esmerar-se para que os convidados não precisem necessariamente recordar-se da estória contada no filme para apreciar o Pandora – The World of Avatar.
Todavia, os mais céticos, realmente não compreendem como a Disney decidiu investir milhões de dólares em Banshees e criaturas azuis de uma estória que muitos nem mesmo se recordam. Contudo, eu entendo que se alguém tem condições de transformar Avatar num verdadeiro sucesso, por certo é a Disney, com toda a sua magia, tecnologia e criatividade.
Já foram anunciados outros quatro filmes, especula-se que Avatar 2 irá estrear em dezembro do próximo ano, mas é provável que fique mesmo para 2019.
Em nome do Viajando para Orlando eu agradeço a Paula Hall e equipe pela honra de participar deste evento.