Fonte: SeaWorld Parks & Entertainment
Orlando, FL (Outubro de 2013) – A equipe de veterinários do SeaWorld Orlando, na Flórida, realizou na última sexta-feira (25) uma cirurgia para a retirada de dois anzóis de pesca que foram engolidos por uma tartaruga marinha. Um dos anzóis estava na garganta do animal e o outro na região da cloaca.
Ela chegou ao SeaWorld Orlando no começo da semana passada pesando aproximadamente 5 quilos e foi submetida a cirurgia após fazer exames de sangue e tirar radiografias. De acordo com o veterinário que realizou o procedimento, Dr. Stephen Cassle, a cirurgia de retirada dos anzóis foi um sucesso. A tartaruga está se recuperando bem e permanecerá em observação no departamento de Aquário do parque pelas próximas semanas.
A tartaruga foi resgatada próximo a Cabo Canaveral na Flórida pela Sociedade para Preservação das Tartarugas Marinhas, organização parceira do SeaWorld e que também ajudou com o transporte do animal.
As tartarugas marinhas verdes estão em risco de extinção e essa espécie pode chegar a soltar até 100 ovos por gestação. Somente este ano, o SeaWorld Orlando já resgatou 59 tartarugas marinhas. O objetivo dos projetos de resgate é reabilitar os animais para devolvê-los saudáveis ao meio ambiente.
Para ajudar a proteger esse e outros animais marinhos, o parque orienta que os pescadores utilizem anzóis em formato circular, pois eles, diferente dos tradicionais anzóis em formato de “J”, são menos propensos a serem engolidos pelas tartarugas. Ao engolir um anzol, o animal pode sofrer de sufocamento e sangramento interno. Além disso, é necessário descartar esse e outros equipamentos de pesca em locais apropriados.