Antes de viajar, é importante tomar alguns cuidados para evitar dores de cabeça no futuro. É por isso que é melhor fazer um seguro de viagem para que possa sentir-se mais seguro no caso de alguma eventualidade durante a sua estadia no exterior.
A cobertura de despesas médicas consiste no valor disponível para emergências médicas ou para tratamento imediato devido a acidente pessoal ou enfermidade que lhe acometa durante a viagem, sendo que no caso de qualquer eventualidade, o segurado deve contatar a seguradora através dos telefones ou canais de atendimento disponibilizados na sua apólice.
A chamada pode ser feita de qualquer telefone no exterior (até mesmo “Chamada a Cobrar” – “Collect Call”) sendo que algumas seguradoras oferecem também atendimento por Skype, Whatsapp ou aplicativo próprio. Ao entrar em contato, é necessário informar a necessidade de atendimento para que seja encaminhado corretamente para o hospital ou rede mais próxima.
As despesas médicas podem ser pagas de duas formas:
- Através da seguradora: neste caso, o pagamento das despesas médicas será feito diretamente pela seguradora junto ao hospital e/ou rede
- Através do reembolso de despesas: neste caso, o tomador assume inicialmente as despesas médicas e depois solicita o reembolso à seguradora, com toda a documentação apresentada e de acordo com as condições gerais.
É muito importante que o segurado solicite ao hospital, no momento de sua saída, o laudo médico de sua internação e/ou atendimento, tanto para a ativação da cobertura médica quanto para o reembolso sendo que tal relatório deve conter o motivo pelo qual foram atendidos e todos os procedimentos realizados, bem como a relação dos valores gastos.
Ao decidir como serão pagas as despesas médicas, o segurado deve ficar atento a alguns detalhes:
- Caso opte por utilizar a cobertura médica através do pagamento direto faturado à seguradora, é de extrema importância que ele preencha o cadastro do hospital com o endereço da seguradora,
- E tanto o endereço de cadastro (Endereço Residencial) quanto o endereço de cobrança (Endereço de Cobrança) devem ser preenchidos com o endereço da seguradora! Este endereço é fornecido na apólice do cliente.
- Ao preencher corretamente estes campos, o cliente evita qualquer mal-entendido e/ou receção da fatura em casa.
Ao solicitar o reembolso de despesas médicas, é importante saber o seguinte:
- O segurado deverá solicitar o reembolso em até 30 dias úteis após o término do prazo de vigência da apólice.
- O tomador do seguro deverá apresentar um passaporte com os carimbos de entrada e saída do país, ou outro documento que comprove a sua permanência fora da sua residência habitual.
- O segurado deverá apresentar relatórios com indicação clara do diagnóstico, histórico médico, ficha de admissão emitida pelo prestador de atendimento e informações detalhadas sobre os serviços prestados.
- Caso o segurado seja atendido fora da rede, deverá apresentar as notas fiscais originais das despesas, e no caso de medicamentos, deverá concordar em qualidade e quantidade com a prescrição médica apresentada.
- Para mais informações, consulte o check list fornecido pela seguradora contratada.
A cobertura de despesas médicas só é validada e autorizada para emergências médicas durante a viagem. Despesas com consultas médicas de rotina e/ou obtenção de receitas médicas de medicamentos tomados regularmente, como anti-hipertensivos, hipoglicemiantes orais, anticoncepcionais, entre outros, não estão cobertas, exceto se diretamente relacionadas a uma condição médica de emergência.
Na grande maioria dos casos as despesas médicas são cobradas de forma fragmentada. Isso significa que os hospitais não emitem apenas uma fatura com o total de gastos. Os serviços de cobrança de despesas médicas são realizados por empresas terceirizadas, e cada procedimento possui sua forma de cobrança. Devido a este modelo de cobrança para hospitais no exterior, é possível gerar até 18 faturas diferentes para um único problema de saúde. Portanto, fique atento e guarde todos eles para evitar problemas futuros.
O cliente é avisado pelo hospital que tem uma fatura em aberto em seu nome (isso acontece quando o cliente preenche o cadastro do hospital com seu endereço de cobrança). O cliente deverá encaminhar o documento recebido à seguradora para início dos procedimentos comunicativos entre seguradora/cliente/hospital. A seguradora abre um pedido para que o hospital aceite a alteração no faturamento. Isso significa que a seguradora passa a ser responsável pelo processo (revisão/auditoria/pagamento). Essa parte é a mais demorada, pois os hospitais costumam demorar muito para aceitar a alteração do nome da seguradora.
Após o recebimento da fatura em nome da seguradora, inicia-se a auditoria de despesas médicas para verificar se os procedimentos adotados possuem cobertura adequada e se os valores cobrados estão em linha com os praticados no mercado. Concluída a auditoria e havendo conformidade, a seguradora envia o pagamento.
Se houver discrepâncias, a seguradora solicita ao hospital que investigue as cobranças. Ao receber a fatura corrigida, a seguradora a envia para pagamento e comunica o processo ao cliente e ao hospital.
Os hospitais normalmente atualizam seu banco de dados com as informações de pagamento em até 30 dias após o pagamento. Alguns hospitais disponibilizam ao cliente através de seus portais para verificar o andamento de seu tratamento.
É importante observar que esses processos podem levar até um ano para serem totalmente resolvidos, e você pode acompanhá-los pelos sites das seguradoras.