História
O programa Disney Legends ou, em português, “Lendas Disney”, foi criado em 1987 com o objetivo de reconhecer e premiar of profissionais que tanto colaboraram com a sua imaginação, seus taletos e seus sonhos para a criação da magia Disney. Os prêmios são entregues anualmente por Robert Iger e Roy E. Disney em uma cerimônia levada a efeito nos Estúdios Disney (“The Walt Disney Studios”).
A escolha é feita por um comitê eleito por Roy E. Disney. Desde a sua criação tal programa já prestou homenagem a inúmeros animadores, Imagineiros, compositores, atores e líderes que tiveram um grande significado para a companhia.
Em 1997, o programa também foi estabelecido na europa com uma cerimônia realizada na Disneyland Paris, em comemoração ao seu 5º. aniversário do parque e com o objetivo de homenagear aqueles que colaboraram com o seu desenvolvimento, ocasião em que ainda foi inaugurada uma enorme escultura de bronze – com mais de quatro metros – em sua celebração.
No dia 16 de outubro de 1998, a nova Disney Legends Plaza foi dedicada aos Estúdios Disney (“The Walt Disney Studios”) em comemoração ao 75º aniversário da empresa (“The Walt Disney Company”). Esta praça passou então a exibir uma – segunda edição – daquela originalmente colocada na Disneyland Paris – enorme escultura de bronze e respectiva placa representando as Lendas Disney.
A cada ano novas Lendas Disney passam a fazer parte deste seleto grupo. Desta forma, sempre iremos lembrar daqueles que tanto contribuiram para a Disney e que sabem o segredo de tornar os sonhos realidade.
Filosofia
O programa Lendas Disney verifica três elementos distintos para avaliar a contribução de cada profissional, são eles:
- The Spiral – refere-se a imaginação, o poder de uma idéia.
- The Hand – atinente as habilidades de cada um, disciplina e arte.
- The Wand and the Star – representa a mágica: a centelha acesa quando a imaginação e a habilidade são combinadas para criar um novo sonho.
Detalhes sobre o prêmio
O prêmio – Lendas Disney – foi criado em 1987 por Andrea Favilli. Trata-se de um objeto feito a mão, de bronze, confeccionado ano a ano por um artista que representa a contribuição feita por aquele que será premiado.
[post-grid id=37]