Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, suspendeu as restrições de viagem a passageiros não americanos vindos do Brasil e da Europa.
Apesar do anúncio ter sido publicado nesta segunda-feira (18) a medida passará a valer no dia 26 de janeiro, na mesma ocasião que entra em vigor a exigência de teste negativo de COVID-19 para todos os estrangeiros que desejarem ingressar em território americano.
O novo presidente americano, Joe Biden, irá tomar posse na quarta-feira (20), razão pela qual a decisão de Trump poderá ser revertida, já que Biden demonstra grande preocupação em combater a pandemia de coronavírus (COVID-19).
Segundo informado no G1 a porta-voz (Jen Psaki) do novo governo de Joe Biden informou que o democrata não pretende flexibilizar, mas sim apertar as medidas de saúde pública sobre viagens internacionais para mitigar a transmissão do COVID-19.
FOLHA DE S.PAULO. Trump suspende restrição de viagem do Brasil aos EUA 2 dias antes de sair – 18/01/2021 – Mundo – Folha. Disponível em: <“https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2021/01/trump-suspende-restricao-de-viagem-do-brasil-aos-eua-2-dias-antes-de-sair.shtml“>. Acesso em: 18 de Janeiro de 2021.
G1. Trump suspende restrições de viagem que incluem o Brasil, mas porta-voz de Biden diz que novo governo não flexibilizará a medida | Mundo | G1. Disponível em: <“https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/01/18/trump-suspende-restricoes-de-viagem-de-uniao-europeia-reino-unido-e-brasil-diz-agencia.ghtml“>. Acesso em: 18 de Janeiro de 2021.