Fonte: UOL Notícias
O chefe do setor consular do Consulado Geral dos EUA em São Paulo, David Meron, e a vice-cônsul Delia Quick, esclareceram para o UOL Notícias que a partir de 05 de abril de 2010, não valerão mais os antigos formulários DS-156, DS-157 e DS-158, passando a vigorar – tão somente – o novo formulário DS-160 que irá incorporar todos os anteriores e que se aplica para qualquer tipo de visto.
Informou o Ilmo. Sr. David Meron que a alteração tem por objetivo primordial tornar o procedimento de solicitação do visto americano mais rápido e eficiente, uma vez que o novo formulário é totalmente eletrônico, bastando preenchê-lo através do preenchimento de inúmeras perguntas que são formuladas pelo sistema.
Dica do Ilmo. Sr. Meron: Durante o procedimento de preenchimento do formulário deve-se ir “gravando” as informações, pois para cada página o tempo de expiração é de apenas 15(quinze) minutos.
Após o término do preenchimento do formulário o solicitante deverá imprimir uma folha com a confirmação do processo (que contém código de barras) que deverá ser apresentada por ocasião da entrevista no consulado.
Compete destacar que estudantes/intercambistas terão ainda que preencher outros formulários suplementares.
O agendamento da entrevista continua tendo que ser realizado através do site www.visto-eua.com.br, lembrando que a taxa de agendamento é no valor de R$ 38,00 (trinta e oito reais), para até 05 (cinco) pessoas que residam no mesmo endereço. E todo o solicitante deve pagar uma taxa de US$ 131,00 (cento e trinta e um dólares) no Citibank.
Essa mudança – preenchimento do formulário DS-160 – também se aplica para aqueles que estão renovando o seu visto.