Você gosta de sentir medo? Gosta de tomar sustos? Gosta de filmes de terror?
Então o Halloween da Universal é para você. Nada a ver com o ambiente encantador e familiar do Not So Scary, do Magic Kingdom. Não.
Prá começar, o evento não é para crianças, aliás, não é recomendado para menores de 13 anos.
Ficou apreensivo? Pois é para ficar mesmo, pois se trata de uma experiência intensa e tem sido ano após ano, considerado como um dos melhores halloweens dos Estados Unidos. Mas quer saber de uma coisa? É divertido!!!!
Funciona assim:
Primeiro de tudo, é necessário comprar o ticket da festa, pode ser pelo site que indicaremos ao final deste artigo, ou direto no parque, mas, neste caso, pode acontecer de não encontrar disponibilidade, principalmente se o dia escolhido cair numa sexta ou num sábado.
Basicamente, existem três tipos de ingressos, o ticket normal para a festa “General Admission”; o “Stay and Scream”, que é um upgrade do seu ingresso normal do parque que permite que você entre no parque de manhã e permaneça para a festa; e o “Fear Frequent Pass” com o qual, pelo preço de uma noite, você pode voltar ao evento várias vezes em dias selecionados.
Uma coisa importante: é aconselhável comprar o “Halloween Horror Nights Express”, que é um ticket válido para uma noite determinada do evento, e que tem a única função de permitir pegar uma fila menor (assim como o fast pass da Disney), pois as filas normais para as atrações específicas do halloween costumam ser imensas, e se você quer aproveitar bem a festa, esse passe é conveniente. Ressaltamos que junto com o “Halloween Horror Nights Express” é necessário ter o ticket do evento em si, ou seja, o “Halloween Horror Nights Express” sozinho não vale para entrar no halloween.
Como é o Halloween da Universal em si:
A festa acontece à noite e somente no Universal Studios, embora já tenha abrangido também o outro parque, o Islands of Adventure, e algumas das atrações normais do parque permanecem abertas, como a Revenge of the Mummy, o Men in Black, o Simpsons, o Terminator, o Tubarão, entre outras. Aliás, experimente andar no Tubarão à noite, a experiência é muito mais intensa!
Não é permitido ir com fantasias ou máscaras, e para entrar no parque há necessidade de passarmos por detectores de metal, como os de aeroportos, mas sem necessidade de tirar os sapatos.
O parque fica meio às escuras… e com uma certa neblina no ar… ui, que medo…
Seu coração vai acelerar desde o momento em que você colocar os seus pés lá dentro, pois a decoração do parque faz com que o Universal se transforme em um grande cenário de filme de terror, são carros funerários, monstros, teias de aranhas, caveiras, abóboras malditas, cemitérios assustadores e muito mais, além de lojas repletas de todo tipo de artigos decorativos e assustadores.
Normalmente, a Universal escolhe a cada ano, uma estória tema e alguns hosts para a festa, geralmente personagens de filmes de terror.
Em 2007, por exemplo, o evento, que se chamou “Carnival of Carnage”, ou Carnaval da Carnificina (quando traduz fica pior, não é?) teve como anfitriões da festa, o Leatherface, do filme “O Massacre da Serra Elétrica”, o Jason, de “Sexta-Feira Treze”, e o Freddy Krueger, de “A Hora do Pesadelo”.
Já em 2008, o nome do evento foi “Reflections of Fear” ou Reflexos do Medo e a anfitriã foi a Bloddy Mary, a terrível personagem de uma lenda urbana que conta que para evocá-la basta você falar o nome dela três vezes diante do espelho… eu, hein…
A festa de halloween é composta basicamente por haunted houses (ou casas do terror), scare zones (zonas de sustos) e shows ao vivo.
As haunted houses são montadas próximas a algumas das atrações do parque. Essas casas, cada uma com um tema específico, são escuras, com músicas sinistras e cenas de arrepiar! Se prepare!
Geralmente, os seus corredores são estreitos, o que faz com que as pessoas sejam obrigadas a andar em fila e… a cada esquina…. atrás de cada cortina… ou surgindo do escuro profundo… AAAAAHH!!!!! É um susto! Um monstro! Um louco! Um vampiro! Um assassino! Ou pior ainda… pode ficar cara a cara com um dos horripilantes anfitriões da festa…
Mas não se preocupe! Nenhuma dessas “criaturas” encosta um dedo sequer em você, e há saídas ao longo do percurso se você não quiser ou não agüentar continuar. Mas continue, porque vale à pena, é divertido e é para gritar muuuito mesmo.
Em 2008, foram oito casas do terror, cada uma delas contava a estória de um paciente em tratamento psiquiátrico de sua fobia. Algumas das casas foram: Scary Tales (ou “Contos Assustadores”); Once Upon a Nightmare (ou “Era Uma Vez um Pesadelo”); Creatures (ou “Criaturas”); Interestellar Terror (ou “Terror Interestelar”); Body Collectores (ou “Colecionadores de Corpos”).
Já as “scare zones”, ou “zonas de sustos”, estão espalhadas por todos os caminhos do parque, pois como diz a própria Universal, em nenhum lugar você estará seguro.
Normalmente essas zonas são cheias de neblina e de monstros, e cada uma delas também possuem um tema específico.
No ano passado foram oito também, como por exemplo: American Gothic; Street of Blood (“Ruas de Sangue”); Fractured Tales (“Contos Fraturados”); The Path of The Wicked (“O Caminho dos Perversos”), dentre outras.
Uma “armadilha” que tem se repetido nos últimos anos (não sabemos se ocorrerá este ano novamente), costuma assustar e fazer sucesso ao mesmo tempo. São alguns “loucos” munidos de serra elétrica, que parecem verdadeiras. Esses “loucos” são assustadores, sabem por quê?
Porque eles correm atrás da gente!!! Imaginem a gritaria!!!
No ano passado, eles estavam na frente do banheiro no caminho para o Tubarão. Entrar e sair daquele banheiro era uma verdadeira saga! Mas muito, muito divertida!!!
Voltamos a ressaltar que ninguém encosta um dedo em você.
Todos os atores que trabalham no halloween estão muito bem caracterizados, como se estivessem num verdadeiro filme de terror, aliás, você também vai se sentir como se estivesse dentro desse filme, pois a Universal é mestre nisso.
E eles estão lá para te assustar mesmo, então é legal entrar no espírito da festa e gritar muito, eles adoram! Nada mais chato do que aquelas pessoas que vão à festa e, talvez por medo mesmo, fingem que não estão nem aí. O seu papel é ficar com medo (e pode ter certeza absoluta que você ficará) e o papel deles é te assustar.
Fora as haunted houses e as scare zones, há também shows ao vivo, que acontecem nas instalações de atrações que tem arquibancadas. Teve um em particular, em 2007, chamado “Freak Show”, em que um mágico apresentou um homem que era cortado ao meio, e o tal homem-tronco andou ali no palco (apoiado nas mãos), em frente aos nossos olhos, para depois aparecer inteiro no final do show!
Como foi possível isso? Não sabemos, mas que foi intrigante isso foi.
Neste ano, o tema do halloween será “Ripped from the Silver Screen” (ou algo como “Arrancado das Telas”) e os anfitriões serão o Chucky, do filme “Brinquedo Assassino”, o Jigsaw do filme “Jogos Mortais” e o Lobisomen do filme “The Wolfman” que ainda será lançado em novembro deste ano.
Segundo informou a Universal, outros personagens de filmes farão parte do evento, como o Frankenstein e o Drácula, totalmente re-imaginados.
As haunted houses, as scare zones, assim como os shows deste ano, até o fechamento deste artigo, ainda não haviam sido divulgados, pois a Universal gosta de criar suspense, por isso acompanhe as novidades no site – link – onde você também pode comprar os ingressos.
A Universal elaborou, como sempre tem feito, um site sofisticado e interativo, só que, para causar mais ansiedade, as informações do halloween vão sendo disponibilizadas lentamente, demorando dias até que outras novidades sejam mostradas, o que faz com que tenhamos que consultar o site frequentemente.
E saiba que a Universal procura se superar a cada evento, tanto que na saída da festa, você pode ser escolhido para responder uma pesquisa detalhada de “satisfação”, em que eles querem saber sobre o que você achou de bom e de ruim de cada atração que visitou, se você teve medo, e, principalmente, o que deve ser feito para assustar ainda mais as pessoas.
Então, entre no espírito da festa e aproveite muito, pois é uma experiência incrível para quem gosta do gênero, e tem feito um imenso sucesso.
A propósito… hoje … quando for dormir… não se esqueça de olhar embaixo da cama…
Brincadeirinha!!!! Happy Halloween!!!!!!
Link relacionado no VPO:
– Universal Studios – Evento – Halloween Horror Nights